NFL em São Paulo: transmissão de hoje será prova de fogo para o YouTube; entenda

O jogo entre Kansas City Chiefs e o Los Angeles Chargers, times de futebol americano da NFL, acontece na noite desta sexta-feira (5) em São Paulo, na Neo Química Arena. A exibição internacional será no YouTube, de forma gratuita para todos os espectadores. Essa será a primeira vez que a plataforma faz uma transmissão dessa magnitude, que promete ser uma verdadeira prova de fogo.

O feito pode ser um sucesso, com expectativa de bater recordes de espectadores, ou um completo fracasso. De qualquer forma, será um teste para mostrar se o YouTube consegue transmitir esportes ao vivo. Outros serviços de streaming já têm empreitadas nesse sentido.

No Brasil, o jogo não passará no YouTube. Veja como assistir neste link.

YouTube já havia transmitido esportes antes, mas essa será a maior transmissão até agora (Imagem: JRdes/Shutterstock)

YouTube comprou direitos de transmissão da NFL

Neal Mohan, diretor-executivo do YouTube, quer transformar a plataforma em uma opção de transmissão de esportes ao vivo. Prime Video e HBO Max já fazem isso.

Em maio, ele fechou um contrato de US$ 100 milhões pelos direitos de exibição do jogo entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, em São Paulo, mundialmente. A expectativa é que a transmissão bata recordes de audiência de um esporte ao vivo no streaming.

Mas e se isso não acontecer?

Mohan está confiante de que a transmissão será um sucesso (Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock)

A prova de fogo do YouTube

Em entrevista ao The New York Times, Mohan revelou que é fã de esportes – especialmente a NFL. Ele apostou alto nesta transmissão e a aposta pode ser um sucesso. Mas se não der certo, a expectativa em torno do jogo pode fazer da empreitada um completo fracasso.

No Brasil, Prime Video, HBO Max e Globoplay já realizam transmissões de esportes ao vivo. Nos Estados Unidos, a Netflix exibe a NFL – mas com problemas. Na primeira partida, a plataforma teve falhas de áudio logo no início e vários comerciais vazaram no dia do jogo. A Amazon também transmite jogos da NFL nos EUA e tem recebido reclamações de problemas de áudio e dessincronização da imagem com o som.

O YouTube também quer uma fatia do mercado de transmissões de jogos. A plataforma, que pertence ao Google, já exibiu esportes ao vivo antes, mas o evento de hoje será a primeira vez que a empresa é a única emissora responsável por um grande evento nos EUA.

YouTube espera que a transmissão bata recordes de audiência na plataforma(Imagem: JoeSAPhotos/Shutterstock)

E no futuro?

O jogo entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers terá anúncios que custaram cerca de US$ 30 para cada 1.000 espectadores. Ou seja, se a transmissão chegar a 1 milhão de espectadores, um anúncio custa US$ 30 mil, cerca de R$ 160 mil.

Leia mais:

Mas isso não é garantia que, no futuro, as transmissões continuem:

  • Segundo a reportagem do NYT, mesmo que o YouTube tenha dinheiro para comprar essas transmissões, a plataforma não é uma emissora tradicional para a exibição de esportes famosos nos EUA, como a NFL, NBA (basquete) e MLB (baseball);
  • Isso torna a transmissão desta sexta-feira ainda mais importante. Se tudo der certo e o YouTube realmente quebrar recordes, pode ser uma espécie de “validação” de que funciona;
  • Além disso, o público amplo do YouTube pode atrair ainda mais atenção para a transmissão, trazendo uma faixa etária nova a assistir aos esportes que, tradicionalmente, ficam restritos aos EUA.

O post NFL em São Paulo: transmissão de hoje será prova de fogo para o YouTube; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Como termina Dexter Ressurreição? Entenda final da primeira temporada

Falha crítica no SAP expõe empresas a controle total por hackers

Hollow Knight Silksong tem viagem rápida? Veja como funciona