Segunda maior empresa de internet fibra óptica no Brasil, só atrás da Vivo, a Oi entrou com um processo de recuperação judicial em 2016. O objetivo era estruturar dívidas que somavam R$ 65 bilhões. Para isso, acabou vendendo sua telefonia móvel, em 2020, para um consórcio formado por Claro, TIM e Vivo.
Já a unidade de internet fibra se transformou na Nio, empresa que acaba de lançar seus novos planos. Os pacotes são até 18% mais caros do que os de sua antecessora, mas até 47% mais baratos do que as concorrentes no setor de banda larga.
Nio oferece três possibilidades de planos de internet
- Os usuários da antiga Oi Fibra podem seguir com seus planos ou migrar para um dos três pacotes oferecidos pela Nio.
- O mais básico oferece 500 Mega por R$ 100 mensais (o preço da antiga Oi era de R$ 90, enquanto a TIM cobra R$ 100 e a Claro R$ 120 pela mesma velocidade).
- Já o plano Nio 700 Mega sai R$ 130 mensais (a antiga Oi vendia o mesmo pacote por R$ 110 e a Vivo cobra R$ 150).
- Por fim, o Nio 1 Giga custa R$ 160 mensais (o plano da Oi era R$ 160, a TIM cobra R$ 140, enquanto Vivo e Claro oferecem este pacote por R$ 300).
- Para atrair mais clientes, a nova empresa prometeu manter os preços congelados até janeiro de 2028.
- A operadora não terá sua própria infraestrutura de cabos e antenas, seguindo o modelo adotado pela Oi.
- Em vez disso, ela vai compartilhar espaço com outras empresas em um modelo de rede neutra.
- As informações são do G1.

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Objetivo principal é aumentar presença no Brasil
A substituta da Oi não revela quais são as metas de crescimento, mas garante que o foco é aumentar o número de clientes nas cidades em que já opera. Hoje, a Nio está presente em 322 dos 5.571 municípios brasileiros.
Isso acontece por meio da rede neutra da V.tal, usada também por empresas como TIM e Sky. Nesse modelo, a companhia fica responsável apenas pelo atendimento ao cliente. A V.tal, por sua vez, mantém a rede de fibra e presta serviços técnicos aos clientes.

Segundo o presidente-executivo da Nio, Marcio Fabbris, a empresa tem se concentrado em melhorar o atendimento aos clientes novos e aos da antiga Oi Fibra, aumentando o número de atendentes e diminuindo o tempo de espera no SAC. No entanto, já há várias críticas de consumidores na página da Oi no ReclameAqui. A maioria das queixas é por falta de sinal e atendimento ruim.
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