Home Variedade Noruega testa avião elétrico de carga em marco histórico

Noruega testa avião elétrico de carga em marco histórico

by Fesouza
4 minutes read

Uma raridade da aviação, o avião elétrico Alia, da americana Beta Technologies, realizou um voo de 160 km entre Stavanger e Bergen, na Noruega, consumindo apenas bateria, como explica uma matéria da BBC.

O modelo, capaz de transportar até 560 kg, completou a viagem em 55 minutos, reduzindo significativamente o tempo de viagem em comparação com transporte rodoviário.

O Alia pode voar até 400 km com uma única carga e recarregar totalmente em menos de 40 minutos. Além de carga, o modelo pode ser configurado para transporte médico ou de passageiros, com até cinco assentos.

Noruega testa avião elétrico de carga em marco histórico
Aeronave elétrica reduz tempo de viagem em comparação com transporte rodoviário e pode ser adaptada para carga, passageiros e transporte médico – Imagem: Beta Technologies

Recentemente, realizou um voo de demonstração transportando passageiros para o aeroporto JFK, em Nova York. A Beta, que tem a Amazon como investidora e a UPS como cliente, espera obter certificação americana ainda este ano.

Desafios da propulsão elétrica

  • Apesar do avanço, o alcance limitado das baterias continua sendo o principal obstáculo.
  • As melhores baterias de íons de lítio ainda possuem densidade de energia muito menor que o combustível de aviação, tornando voos de longa distância desafiadores.
  • Projetos europeus, como o Pipistrel Velis Electro, têm certificação, mas são restritos a treinamento e trajetos curtos.
  • Até gigantes como a Airbus já recuaram de projetos elétricos devido a essas limitações.

Leia mais:

Noruega testa avião elétrico de carga em marco histórico
Voos de demonstração reforçam a importância de aeronaves elétricas e híbridas para reduzir emissões de carbono e custos operacionais – Imagem: Beta Technologies

Caminhos híbridos e futuro da aviação

Para superar restrições, startups como a Heart Aerospace estão desenvolvendo aeronaves híbridas, que combinam baterias com combustível convencional, permitindo voos mais longos e mais passageiros. A Beta também planeja aeronaves híbridas e autônomas para fins civis e de defesa.

Sistemas híbridos oferecem menores emissões, decolagens mais silenciosas e maior flexibilidade operacional, enquanto a tecnologia totalmente elétrica continua sendo a base para avanços ambientais.

Especialistas afirmam que o futuro da aviação exigirá combustíveis sustentáveis, hidrogênio ou soluções híbridas, mas ainda há desafios técnicos e comerciais significativos a serem superados.

Noruega testa avião elétrico de carga em marco histórico
A Heart Aerospace tem planos para um avião híbrido que pode alternar entre baterias e combustível de aviação – Imagem: Heart Aerospace

O post Noruega testa avião elétrico de carga em marco histórico apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment