A Dell anunciou recentemente a chegada do primeiro notebook voltado para trabalhos pesados com uma NPU da Qualcomm. O Dell Pro Max 16 Plus conta com a Qualcomm AI-100, ou seja, uma estrutura específica para atividades relacionadas com inteligência artificial mais intensivas.
Na verdade, o novo notebook da Dell conta com duas dessas NPUs dedicadas (Unidades de Processamento Neural). Com ela, os usuários de cunho profissional podem gerenciar entre 30 bilhões e 109 bilhões de parâmetros em LLMs (Grandes Modelos de Linguagem) para o uso corporativo.
Esses aceleradores da Qualcomm oferecem até 32 núcleos, e ainda há compatibilidade de até 64 GB, embora ainda no protocolo LPDDR4X da geração passada. Já sobre o chip utilizado, a implementação máxima fica por conta do Intel Core Ultra 9 285HX vPro, que atua com 24 núcleos híbridos.

Workstation tem tela OLED de 120 Hz
Vale notar que além do chip Qualcomm AI-100, a fabricante também vende o Dell Pro Max 16 Plus no Brasil com as RTX Pro 1000 da série Blackwell e até uma RTX 5000 Blackwell de 24 GB de memória. Outro ponto interessante é a compatibilidade com memórias CAMM2 de até 128 GB em dual-channel e clock de 6.400 MT/s.
Em termos de display, o notebook conta com tela de 16 polegadas em diferentes versões, com a mais básica em Full HD+. Já a implementação máxima trabalha na resolução 4K, com taxa de atualização de 120 Hz por meio de um painel OLED, e cobertura de 100% da gama de cores DCI-P3.
O Dell Pro Max 16 Plus já pode ser adquirido para empresas por meio dos canais oficiais da Dell com sistema Linux, e uma variante Windows estará disponível em breve.
Quer acompanhar novidades sobre a Dell, notebooks, lançamentos e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
