O NotebookLM está passando por mudanças que, segundo o Google, vão aumentar o desempenho e a qualidade do assistente de IA. A plataforma foi criada para funcionar como um “caderno” moderno: o usuário faz upload de documentos (PDFs, sites, vídeos do YouTube, arquivos de áudio, etc), interage com o Gemini e transforma as fontes em guias de estudo, resumos, visões gerais em áudio, mapas mentais, entre outros.
O chat do NotebookLM recebeu melhorias de back-end, impulsionadas pelos modelos Gemini mais recentes, para melhorar a compreensão contextual e, consequentemente, fornecer informações mais detalhadas e respostas mais claras. Veja as novidades abaixo.
Trocas naturais
O Google habilitou a janela de contexto completa de 1 milhão de tokens do Gemini no chat do NotebookLM em todos os planos, melhorando significativamente o desempenho na análise de grandes coleções de documentos. Além disso, a empresa aumentou a capacidade para conversas com múltiplas interações em mais de seis vezes, permitindo trocas prolongadas com o assistente de IA.
Informações mais detalhadas
Para ajudar o usuário a descobrir novas informações, o NotebookLM agora explora automaticamente suas fontes de múltiplos ângulos, indo além da solicitação inicial para sintetizar as descobertas em uma resposta única e mais completa. Isso é especialmente importante para notebooks muito grandes, onde a análise cuidadosa do contexto é fundamental para fornecer uma resposta confiável e de alta qualidade.
Histórico de conversas salvo
Para dar suporte a projetos de longo prazo, as conversas agora serão salvas automaticamente. O usuário pode encerrar uma sessão e retomá-la posteriormente sem perder o histórico de conversas. Será possível excluir o histórico do chat a qualquer momento e, em blocos de anotações compartilhados, o chat ficará visível apenas para o usuário. Essa novidade começará a ser implementada na próxima semana.
Leia mais:
- IAs citam sites menos populares do que o Google, aponta estudo
- Chatbots de IA já são ferramentas do nosso cotidiano, revela estudo
- Gmail ganha recurso com IA Gemini para marcar reuniões
Criando metas
O Google está disponibilizando para todos os usuários a opção de personalização do chat para que o assistente de IA possa adotar um objetivo, tom de voz ou função específicos – desde um estudante de doutorado analisando fontes até um contador de histórias criativo explorando ideias.
Para começar, clique no ícone de configuração no chat. Em seguida, descreva como você deseja que seu chat se comporte e qual o objetivo que deseja alcançar. Veja alguns exemplos abaixo.
- Trate-me como um candidato a doutorado: você é meu orientador de pesquisa. Questione rigorosamente cada pressuposto. Faça perguntas instigantes, identifique falácias lógicas e me force a defender meu trabalho desde a base.
- Atue como um estrategista de marketing líder: sua resposta deve ser um plano de ação imediato. Seja analítico e direto, e concentre-se exclusivamente nas estratégias concretas e nas etapas críticas necessárias para atingir o objetivo rapidamente.
- Analise o material fornecido a partir de três perspectivas distintas: como um acadêmico rigoroso, focado em evidências e consistência lógica; como um estrategista criativo, buscando conexões não óbvias e aplicações inovadoras; e como um revisor cético, procurando ativamente por lacunas, falhas e problemas potenciais nas conclusões.
- Atuar como Mestre de Jogo em uma simulação baseada em texto. Apresentar um cenário de alto risco com um objetivo específico e um limite de passos (ex.: 10). Eu tomo todas as decisões. Narrar os desfechos de forma vívida, usando detalhes realistas e relevantes para o cenário.
O post NotebookLM fica mais inteligente com estes novos recursos apareceu primeiro em Olhar Digital.