A Tesla apresentou, nesta segunda-feira (9), em Las Vegas (EUA), dois novos produtos de armazenamento de energia em larga escala: o Megapack 3, a nova geração de seu sistema de baterias estacionárias, e o Megablock, que integra o Megapack 3 com transformadores e equipamentos de comutação. O anúncio ocorreu durante evento paralelo à convenção de energias renováveis RE+.
O Megapack 3 passa a utilizar células de bateria maiores, de 2,8 litros, o que permite um aumento na capacidade de energia: aproximadamente 5 MWh, contra os 3,9 MWh da versão anterior, o Megapack 2. A Tesla também simplificou de forma significativa a estrutura térmica do equipamento, reduzindo em 78% o número de conexões.
Megapack is our utility-scale energy storage platform, a key part of our mission to achieve sustainable abundance via sustainable energy.@Tesla_Megapack stores energy when production is high & discharges/releases it when the grid needs it – balancing renewables & supporting a… https://t.co/CGXfALsUSG
— Tesla (@Tesla) September 9, 2025
Tesla apresenta Megablock
- Apesar do avanço do Megapack 3, a principal novidade apresentada foi o Megablock, que combina quatro unidades do novo Megapack diretamente conectadas a um transformador de megavolt e a um sistema de chaveamento;
- Segundo a empresa, essa configuração permite 23% mais rapidez na instalação, já que a parte maior da montagem é realizada na fábrica em vez de no local de uso;
- De acordo com Mike Snyder, vice-presidente de energia e carregamento da Tesla, o Megablock possibilita que a companhia implante 1 GWh em 20 dias úteis. Ele também destacou que a nova solução oferece maior densidade energética por área: 248 MWh por acre.
Snyder afirmou ainda que a produção do Megapack 3 terá início em Houston (EUA), no final de 2026. Em março, já havia sido divulgado que a Tesla estava construindo uma nova Megafactory na cidade. A expectativa é que a unidade tenha capacidade anual de 50 gigawatt-horas (GWh).
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Detalhes da tecnologia
A Tesla é líder no uso de grandes baterias de íons de lítio para armazenamento estacionário de energia. A tecnologia surgiu em 2015 com o Powerwall e o Powerpack.
Hoje, boa parte da capacidade de armazenamento de energia da Tesla é implantada por meio do Megapack, um sistema de bateria do tamanho de um contêiner que pode ser implantado em série para armazenamento de energia em grande escala.
Tesla redefine FSD e abandona promessa de autonomia total
A Tesla mudou oficialmente o significado do seu pacote “Full Self-Driving” (FSD), abandonando a promessa de entregar veículos totalmente autônomos sem supervisão humana.
Desde 2016, a montadora de Elon Musk afirmava que todos os carros em produção teriam capacidade de condução autônoma completa, com previsão de concretização anual que nunca se cumpriu. As informações são do portal Electrek.
O FSD chegou a ser vendido por até US$ 15 mil, prometendo que atualizações de software “over-the-air” transformariam qualquer Tesla em um veículo autônomo.
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