Pesquisadores da Coreia do Sul anunciaram um avanço que pode redefinir o futuro das baterias para veículos elétricos (EVs). Eles solucionaram o problema das dendritas – formações cristalinas que comprometem a estabilidade das baterias de lítio-metal.
A nova tecnologia permite autonomia de até 800 km por carga, vida útil superior a 300 mil km e recarga ultrarrápida em apenas 12 minutos.

Avanços do estudo
- O estudo, publicado na revista Nature Energy, é resultado de quatro anos de colaboração entre a LG Energy Solution e a KAIST (Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia).
- A equipe desenvolveu um “eletrólito líquido inibidor de coesão”, que evita a formação irregular de dendritas durante o carregamento rápido, mantendo a segurança e a eficiência da bateria.
- Diferente das baterias atuais de íons de lítio, que usam ânodos de grafite e oferecem alcance máximo de cerca de 600 km, as de lítio-metal utilizam ânodos de lítio, garantindo maior densidade energética.
- O grande obstáculo era a instabilidade causada pelas dendritas, capazes de provocar curtos-circuitos.
Leia mais:
- Nova bateria para carros elétricos promete 300 km com carga de 5 minutos
- Mais barata e sem lítio: startup promete uma nova bateria
- O novo destino das baterias elétricas: lucro e sustentabilidade

Obstáculo superado
“Superamos a maior barreira para a introdução das baterias de lítio-metal em veículos elétricos”, afirmou o professor Hee Tak Kim, da KAIST. Já Je-Young Kim, CTO da LG Energy Solution, destacou que a parceria academia-indústria “está gerando resultados significativos para as baterias de próxima geração”.
O avanço reforça a corrida global por soluções que ofereçam carregamento mais rápido, maior alcance e segurança, fatores cruciais para a popularização dos veículos elétricos.

O post Nova bateria de lítio garante 800 km com uma carga de 12 minutos apareceu primeiro em Olhar Digital.