Nova busca com IA do Google usa seus emails, fotos e arquivos nas respostas

O Google apresentou nesta quinta-feira (22) um novo modo que pesquisa que utiliza o Modo IA de uma forma mais exclusiva e precisa. Trata-se do Inteligência Personalizada, que usa informações e arquivos pessoais para garantir uma melhor experiência na busca.

O destaque da ferramenta, que é opcional e por enquanto limitada a alguns assinantes, conecta dados do Gmail e do Google Fotos com o Modo IA. Dessa forma, a plataforma consegue identificar uma série de informações para auxiliar na resposta aos prompts e comandos.

Por enquanto, a Inteligência Personalizada do Modo IA só está disponível para assinantes do Google AI Pro e Ultra qualificados nos Estados Unidos e que usam o Gemini em inglês, somente em contas pessoais. A empresa vai aos poucos expandir a disponibilidade da função para mais regiões.

Como funciona o Modo IA personalizado no Google

A “pesquisa feita sob medida” usa gostos, áreas de interesse e até detalhes da agenda do usuário para entregar o melhor resultado possível. Assim, você pode escrever comandos em texto mais complexos, mas que serão atendidos como se o Google realmente conhecesse a sua rotina e preferências.

Exemplos citados pela própria empresa como possibilidades de uso incluem:

  • Pedir a sugestão de restaurantes para você conhecer depois que o seu voo pousar em determinada cidade;
  • Solicitar que a IA indique peças de roupa que combinem com o seu estilo e sirvam para uma viagem específica;
  • Listar livros ou outros produtos que combinem com a sua atual fase da carreira ou da vida.

O Google garante que o Gemini 3, que é o modelo de linguagem dessa ferramenta e o mais avançado da marca, não é treinado com os conteúdos do seu Gmail ou Fotos. Ainda assim, você pode ativar ou desativar essas conexões a qualquer momento.

Recentemente, a empresa aumentou os limites de uso do Gemini e criou dois novos modos separados: o “Pro” e o “Raciocínio”, além de confirmar que ela não terá anúncios “por enquanto”. A plataforma ainda ganhou um botão que pula o pensamento profundo e dá respostas mais rápidas.

O Gemini teve recentemente um bug que vazava dados do calendário. Saiba aqui mais detalhes sobre o caso de cibersegurança.

Related posts

Conheça Adolpho Veloso, brasileiro indicado ao Oscar por Sonhos de Trem

IA Grok gerou cerca de 3 milhões de imagens sexualizadas sem autorização

Conheça a tecnologia por trás da prisão de Sérgio Nahas