Nova tela do tamanho de uma pupila que supera limites dos pixels

Em um avanço que promete redefinir o futuro das telas, pesquisadores da Suécia desenvolveram uma microtela com resolução tão alta que ultrapassa os limites dos pixels tradicionais.

O dispositivo, do tamanho de uma pupila humana, é baseado em “metapixels” — uma tecnologia que dispensa a iluminação convencional e imita o modo como as cores são refletidas nas penas dos pássaros.

Pesquisadores suecos desenvolvem tecnologia que supera os limites dos pixels tradicionais – Imagem: Scarc/Shutterstock

Detalhes do estudo

  • A inovação é fruto do trabalho conjunto de cientistas da Universidade de Tecnologia Chalmers, da Universidade de Gotemburgo e da Universidade de Uppsala.
  • Em vez de depender de pixels convencionais, que perdem nitidez quando reduzidos a menos de um micrômetro, a equipe utilizou metapixels feitos de óxido de tungstênio.
  • Esse material pode alternar entre estados isolante e metálico, refletindo luz de formas diferentes de acordo com sua configuração elétrica.
  • O resultado é uma tela ultracompacta — de apenas 1,4 x 1,9 milímetro — com resolução superior a 25.000 pixels por polegada, o que significa que cada ponto corresponde a um fotorreceptor da retina humana.

“Os humanos não conseguem distinguir uma resolução maior que essa”, explica Andreas Dahlin, da Universidade de Chalmers.

Leia mais:

Dispositivo do tamanho de uma pupila pode redefinir os limites da imagem digital e da realidade virtual – Imagem: Piotr Krzeslak – Shutterstock

Impacto na realidade virtual

Para demonstrar o poder da tecnologia, os cientistas exibiram “O Beijo”, de Gustav Klimt, com perfeição visual. A chamada “e-paper retinal” promete revolucionar aplicações em realidade virtual, comunicação visual e interfaces de alta precisão.

“Essa tecnologia pode mudar a forma como interagimos com informações e o mundo ao nosso redor”, afirma o pesquisador Kunli Xiong, de Uppsala. Segundo o grupo, o próximo passo é refinar o processo para torná-lo viável em larga escala. O estudo foi publicado na revista Nature.

Nova tela microótica promete revolucionar a realidade virtual – Imagem: Francisco Duarte Mendes/Shutterstock

O post Nova tela do tamanho de uma pupila que supera limites dos pixels apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

250 documentos bastam para quebrar qualquer IA

Mod de Minecraft esconde malware ladrão de contas do Discord

Explosão de plasma do outro lado do Sol atinge Vênus