Novo carro da Fórmula E é o mais rápido da história do esporte

O GEN4 é o carro de corrida mais sustentável do automobilismo. É assim que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) define o seu mais novo modelo para a Fórmula E, previsto para estrear na próxima temporada, no final de 2026 — considerado também o carro de Fórmula E mais rápido da história do Campeonato Mundial ABB FIA. Em testes iniciais, o veículo atingiu a velocidade de 339 km/h.

“O GEN4 é muito mais do que um carro de corrida. Ele representa mais de uma década de progresso, inovação e ambição nas corridas elétricas”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E. “Desenvolvido em conjunto com a FIA, ele se destaca como a máquina mais avançada, exigente e sustentável que já construímos, redefinindo o que é possível em termos de desempenho e responsabilidade ambiental. Com o GEN4, a Fórmula E fortalece sua posição como o esporte mais inovador do mundo e uma verdadeira pioneira nas corridas.”

Frenagem regenerativa aprimorada passa de 600 kW para 700 kW (Imagem: FIA/Divulgação)

O que tem de novo?

O GEN4 oferece um aumento significativo em desempenho e tecnologia, com potência máxima de corrida de 450 kW e modo de ataque de 600 kW para ultrapassagens. A geração anterior oferecia potência máxima de 350 kW e 300 kW no modo de corrida. Já a frenagem regenerativa aprimorada passa de 600 kW para 700 kW, enquanto a capacidade de energia de corrida será até 55 kWh para corridas mais ousadas. 

O modelo apresenta duas configurações aerodinâmicas distintas: alta força descendente, otimizada para qualificação, e baixa força descendente, projetada especificamente para condições de corrida, proporcionando “desempenho incomparável na pista”.

Sua construção utiliza materiais 100% recicláveis: de sistemas de bateria a pneus de última geração, sendo 20% de conteúdo reciclado. A FIA diz que cada componente do GEN4 é selecionado por sua origem ética, reciclabilidade e impacto reduzido. “Essas inovações garantem que o GEN4 não seja construído apenas para velocidade e desempenho, mas também como um pioneiro da sustentabilidade no esporte e além”, informa o comunicado.

20% dos materiais utilizados na construção são reciclados, o dobro da versão anterior (Imagem: FIA/Divulgação)

“O GEN4 é o monoposto de Fórmula E mais avançado até hoje, com tecnologia de ponta que o torna o carro de corrida elétrico mais rápido e potente que os fãs já viram. Com os pilotos capazes de utilizar mais de 815 cv no Modo Ataque, além de tração integral permanente, aerodinâmica aprimorada e maior aderência graças a pneus maiores, o GEN4 se posiciona no topo da pirâmide de monopostos da FIA e será um dos carros de corrida de maior desempenho do mundo”, afirmou Vincent Gaillardot, gerente técnico da Fórmula E na FIA.

Leia Mais:

Expectativa

Após a revelação do modelo, o GEN4 será agora testado pelas equipes inscritas no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA: Porsche, Nissan, Stellantis, Jaguar e Lola Cars. A partir daí, especialistas poderão aplicar suas tecnologias internas em sistemas de propulsão e gerenciamento de energia para calibrar e levar o desempenho do carro ao limite antes da estreia.

Em testes iniciais, o veículo atingiu a velocidade de 339 km/h (Imagem: FIA/Divulgação)

“Esta nova e ousada estrutura técnica, fornecida pela FIA em conjunto com a Fórmula E, permitirá que as montadoras incorporem e demonstrem suas próprias tecnologias relevantes para as ruas como nunca antes, marcando o início de uma nova era brilhante para a Fórmula E, que, sem dúvida, será a mais emocionante e eletrizante até agora”, prometeu Marek Nawarecki, Diretor Sênior de Esportes em Circuito da FIA.

O post Novo carro da Fórmula E é o mais rápido da história do esporte apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Steam libera jogo de graça por tempo limitado! Resgate agora (10)

Google Maps ganha recurso para combater extorsão por avaliações falsas

Como montar o setup perfeito com os produtos da Acer Store