Na quinta-feira (4), a Meta anunciou a criação de um hub centralizado dentro dos aplicativos do Facebook e do Instagram com o objetivo de reunir todas as ferramentas necessárias para relatar problemas e recuperar contas comprometidas.
A empresa reconheceu que o suporte existente “nem sempre atendeu às expectativas” e aposta que essa centralização tornará o processo mais simples e acessível.
Leia mais:
- Contratações milionárias da Meta não seguram talentos da IA
- Nova era? Seu nome de usuário no Instagram pode virar seu WhatsApp
- Meta sob suspeita por lucro com anúncios ilegais no Facebook e Instagram
(Gif: Divulgação/Meta)
Assistente por IA e recuperação mais ágil
Além do hub, a Meta está testando um assistente movido por inteligência artificial (IA) para oferecer ajuda personalizada e de forma rápida — seja para recuperar acesso, gerenciar o perfil ou ajustar configurações da conta. A oferta inicial é apenas para usuários do Facebook, mas a empresa considera expandir para outras plataformas do grupo.
No último ano, segundo a Meta, os novos casos de contas invadidas caíram mais de 30% no mundo, e, este ano, a taxa de sucesso na recuperação cresceu mais de 30% nos EUA e no Canadá.
Novas funções de segurança e fluxo de recuperação
Para tornar a recuperação mais eficiente, a Meta implementou alguns recursos:
- Reconhecimento mais apurado de dispositivos confiáveis e locais onde o usuário costuma fazer login.
- Fluxos de recuperação adaptativos, com orientação mais clara e verificação simplificada — inclusive com a opção de usar vídeo selfie para confirmar identidade em um dos métodos de recuperação de conta.
- Alertas por SMS e e-mail sobre atividades suspeitas, para notificar o usuário rapidamente sobre tentativas de invasão.
O post Novo centro de suporte de Facebook e Instagram tenta facilitar recuperação de contas invadidas apareceu primeiro em Olhar Digital.