Uma alimentação equilibrada pode ser decisiva para um envelhecimento mais saudável. É o que indica uma pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisa do Envelhecimento do Instituto Karolinska, na Suécia, que acompanhou mais de 2.400 idosos ao longo de 15 anos.
“Pessoas que seguiram uma dieta saudável desenvolveram doenças crônicas mais lentamente do que aquelas com padrões alimentares inflamatórios”, afirmam os pesquisadores.

Leia mais:
- Sinais que o corpo dá antes de um infarto para você ficar de olho
- Pressão alta e estresse: combinação é responsável por 15% dos casos de infarto
- Fazer exercícios após os 50 anos é fundamental – mas requer cuidados
Quais dietas evitar e quais adotar
- Dietas ricas em carnes processadas, açúcar e grãos refinados estão associadas a inflamações de baixo grau — um fator de risco para diversas doenças.
- Segundo os especialistas, padrões como a dieta mediterrânea, a MIND e o Índice de Alimentação Saudável Alternativa foram ligados a uma progressão mais lenta de condições como insuficiência cardíaca, AVC, depressão e demência.
- Já a alimentação inflamatória acelerou o acúmulo de doenças, especialmente cardiovasculares e psiquiátricas.

Dieta equilibrada: benefícios em qualquer idade
“Mesmo entre os mais velhos, a dieta mostrou impacto positivo. Nunca é tarde para mudar”, destacam os pesquisadores.
Eles sugerem priorizar vegetais, frutas, leguminosas, oleaginosas, grãos integrais e gorduras saudáveis, reduzindo o consumo de carnes vermelhas, alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas.
Embora outros fatores também influenciem o envelhecimento, como exercícios e convívio social, os especialistas reforçam: “Melhorar a dieta é uma forma simples e acessível de promover um envelhecimento mais saudável e com mais qualidade de vida.”

O estudo, publicado na revista Nature Aging, foi conduzido por Adrián Carballo Casla, pesquisador em Epidemiologia Geriátrica e pela professora Amaia Calderón-Larrañaga, ambos do Instituto Karolinska, além de David Abbad Gomez, doutorando no Departamento de Epidemiologia e Avaliação do Instituto de Pesquisa do Hospital del Mar em Barcelona.
A matéria original sobre este tema foi publicada no The Conversation.
O post Novo estudo explica como alimentação saudável ajuda a envelhecer bem apareceu primeiro em Olhar Digital.