Novo jogo de terror traz IA que copia e engana jogador! Entenda como funciona MIMESIS

A inteligência artificial é uma tendência que está ganhando cada vez mais força nos games. Enquanto produtoras gigantes como a Krafton estão investindo milhões para fazer “jogos de de IA”, outros estúdios menores buscam formas criativas de aplicar a solução em seus games, como é o caso de MIMESIS.

Lançado nesta segunda (27) em acesso antecipado na Steam, o jogo de terror cooperativo do estúdio ReLU Games, formado por apenas 26 pessoas, usa ferramentas de IA para criar inimigos que aprendem e copiam o jogador. O game se passa em um mundo arruinado por uma chuva amaldiçoada — e por criaturas capazes de imitar perfeitamente seus companheiros de equipe.

Em entrevista exclusiva ao Voxel, MJ Kim, CEO de Games da ReLU, explicou como o conceito nasceu e como a tecnologia de MIMESIS funciona por trás das câmeras. Segundo a executiva, a proposta não é apenas assustar, mas também explorar a confiança entre os jogadores usando a IA.

“O verdadeiro terror não vem de monstros ou armadilhas, mas da inquietante possibilidade de que a voz do seu colega de equipe talvez não pertença a quem você pensa”, conta Kim.

IA de MIMESIS imita jogadores em tempo real

De acordo com MJ Kim, MIMESIS combina múltiplas camadas de inteligência artificial, unindo modelagem comportamental e deep learning. O resultado é um sistema que analisa os movimentos, decisões e até o tom de voz dos jogadores para reagir de forma crível — sem depender de roteiros fixos.

“Nos estágios iniciais, o Mimesis só conseguia imitar movimentos simples. Agora, ele pode reproduzir uma ampla variedade de comportamentos, tomando decisões próprias e reagindo dinamicamente ao ambiente”, explica.

O mais curioso é que o jogo não usa deepfakes nem clonagem de voz: ele grava a fala real dos jogadores durante as partidas e a reproduz em momentos contextualmente certos. Tudo acontece dentro da sessão, com os dados sendo apagados logo após o fim da partida.

“A privacidade é a prioridade central desse design. Nenhum dado de voz é armazenado ou usado para treinamento. Todas as gravações existem apenas durante a partida e são completamente deletadas ao final da sessão”, explica MJ Kim.

Equilíbrio entre humanidade e imprevisibilidade

Criar uma IA que parecesse humana — mas sem ser “perfeita demais” — foi um dos maiores desafios técnicos da ReLU Games. Segundo Kim, quanto mais inteligente o sistema se tornava, mais robótico parecia.

“Quando o Mimesis sempre escolhia a ação mais eficiente, perdia as imperfeições que tornam o comportamento humano crível”, explica. O segredo foi abraçar o erro e a imprevisibilidade, permitindo que o monstro cometesse deslizes naturais — e assim soasse mais real.

O resultado é uma entidade que assusta não pela força, mas pela dúvida que provoca: será que aquele jogador que você vê é realmente seu amigo… ou algo tentando parecer com ele?

Ao contrário de inimigos tradicionais, o Mimesis não quer apenas atacar. Ele observa, se infiltra e manipula. A equipe da ReLU descobriu nos testes que, quando a criatura se tornava agressiva demais, o suspense desaparecia. Por isso, o foco do design foi redirecionado para o engano.

“O Mimesis quer enganar, confundir e fazer você duvidar até do amigo ao seu lado”, diz Kim. “O medo vem da incerteza.”Essa dinâmica transforma cada partida em uma experiência única, conforme a equipe de desenvolvimento.

Como os mapas e padrões mudam a cada sessão, nenhuma rodada é igual à outra — e as alianças mudam tão rápido quanto as suspeitas

O que esperar do futuro do game?

Atualmente, 26 pessoas trabalham no desenvolvimento de MIMESIS. O projeto começou com apenas cinco integrantes e um protótipo de cinco meses. Após testar o conceito e perceber o potencial da ideia, o time expandiu e passou mais nove meses criando a versão atual.

Segundo Kim, a versão de acesso antecipado já é completamente jogável, com modo multiplayer para até quatro pessoas, diversos mapas e monstros, além de dezenas de itens colecionáveis. O estúdio pretende ficar cerca de 10 meses em acesso antecipado, recebendo feedback da comunidade antes de lançar a versão 1.0.

A ReLU Games promete novas atualizações com mapas inéditos, mais monstros, novos equipamentos e um sistema de IA ainda mais avançado. O preço do jogo também deve subir após o fim do Early Access.

“A gente dá muito valor ao feedback da galera”, afirma Kim. “Vamos ouvir tudo pelo Steam Community e também no Discord. A comunidade será parte ativa desse desenvolvimento.”

A desenvolvedora também destacou que a recepção calorosa dos jogadores do nosso país tem sido inspiradora para o time. “O estilo de jogo apaixonado e enérgico dos jogadores do Brasil nos inspirou muito. Queremos continuar aprimorando o jogo para oferecer uma experiência cada vez mais envolvente”, diz a CEO.

MIMESIS já está disponível em acesso antecipado na Steam por R$ 26,39 por tempo limitado. Curioso para enfrentar um monstro que pensa e age como você? Comente nas redes sociais do Voxel e TecMundo!

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