Primeiro carro elétrico de produção da Mercedes, o novo sedã EQS chegará ao mercado americano por um preço superior ao Tesla Model S Plaid. Nos EUA, o modelo alemão deve sair por US$ 140 mil (aproximadamente R$ 646 mil, na conversão direta), cerca de US$ 4 mil (em torno de R$ 19 mil) mais caro que o elétrico fabricado pela empresa de Elon Musk.
O preço de varejo do EQS, na verdade, é um pouco maior — US$ 147.500 (R$ 680 mil) —, mas o modelo da Mercedes provavelmente será elegível para isenção fiscal, o que tiraria em torno de US$ 7,5 mil do valor.
Nos Estados Unidos, o EQS estará disponível em duas configurações: Exclusive e Pinnacle (a distinção de preço entre as duas versões é de US$ 2 mil, aproximadamente). Rival do Tesla Model S Plaid e do Audi e-tron GT, o sedã elétrico da Mercedes faz de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, ostentando um trem de força com 649 cv e sistema de tração integral 4Matic+ — na especificação EQS 53 4Matic+, a mais avançada. A previsão é que o carro chegue às concessionárias americanas entre maio e junho deste ano (fim da primavera no Hemisfério Norte).
Mercedes-Benz/Divulgação
Bom alcance para um sedã
Na especificação 450, o EQS consegue um alcance estimado de 563 km. A versão 580 com dois motores chega perto disso com 16 km a menos de autonomia. Ambas estão próximas do alcance oferecido pelo Tesla Model 3, mas não do Tesla Model S, concorrente direto do primeiro elétrico da Mercedes, que possui em torno de 645 km de alcance.
De qualquer forma, o EQS pode ir bem mais longe do que outros EVs de ponta, como o Porsche Taycan e o Audi e-tron GT, o que certamente será uma vantagem no mercado americano — e também no Brasil, se ele chegar por aqui.
O carro pode ser realimentado em casa usando um adaptador de 240V ou em estações de recarga rápida. Em uma tomada comum, ele demora um pouco mais que 11 horas para fazer o recarregamento completo. Já na configuração de recarga rápida, a Mercedes estima em torno de 31 minutos para alimentá-lo de 10 a 80%.
Outro ponto interessante no hatchback é a boa capacidade de carga no porta-malas — 623 litros —, que pode ser aumentada para 1.784 litros, caso o motorista rebata os bancos traseiros.
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