Home Variedade Novo método descobre doença que afeta desenvolvimento do cérebro de crianças

Novo método descobre doença que afeta desenvolvimento do cérebro de crianças

by
3 minutes read

Uma equipe internacional de pesquisadores das universidades de Portsmouth, Southampton e Copenhague descobriu uma nova doença genética que atrasa o desenvolvimento do cérebro de algumas crianças. A condição, ainda sem nome, causa uma redução na capacidade do cérebro de reter informações, resultando em graves dificuldades de aprendizado e fala. 

De acordo com o estudo, a doença é causada por alterações em um gene codificador de proteína chamado Glutamate Ionotropic Receptor AMPA Type Subunit 1 (GRIA1). 

Nova doença genética que afeta crianças é descoberta com método inovador. Imagem: Shutterstock

Método inovador 

Publicado no American Journal of Human Genetics e divulgado pelo Medical Xpress, o destaque da descoberta ficou para o método de pesquisa, que utilizou sapos e girinos com variantes genéticas humanas para imitar as alterações da GRIA1. Os resultados comprovaram que a alteração na proteína é a causadora das falhas no desenvolvimento da criança. 

“Este foi um trabalho transformador para nós; a capacidade de analisar comportamentos semelhantes aos humanos em girinos com precisão suficiente para detectar alterações genéticas ligadas a doenças abrem a oportunidade de ajudar a identificar uma grande variedade de doenças. Isso é particularmente importante, uma vez que muitas doenças do neurodesenvolvimento não são diagnosticadas atualmente”, disse a Dra. Annie Goodwin, pesquisadora da Universidade de Portsmouth e coautora do estudo. 

Leia mais! 

Distúrbios do sono: estudo diz que a maioria dos brasileiros dorme mal e que mulheres são as mais afetadasTer pesadelos constantes pode ser sinal de Parkinson: entendaVírus da poliomielite é encontrado no esgoto de Londres

Segundo levantamentos anteriores, uma a cada 17 pessoas sofrerá de uma doença rara em algum momento de sua vida. A maioria dessas doenças tem uma causa genética e geralmente afeta crianças, contudo, provar qual alteração genética está causando a doença é o grande desafio. 

“O sequenciamento de DNA da próxima geração está transformando nossa capacidade de fazer novos diagnósticos e descobrir novas causas genéticas de doenças raras”, destacou o professor Matt Guille, líder do grupo de pesquisa Epigenética e Biologia do Desenvolvimento da Universidade de Portsmouth. 

“Se os pesquisadores clínicos acharem a informação suficientemente útil, continuaremos a trabalhar juntos para ampliar o pipeline de análise da função genética para que possa ser usado para direcionar intervenções eficazes para um número significativo de pacientes”, acrescentou. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Novo método descobre doença que afeta desenvolvimento do cérebro de crianças apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment