Novo plugin pode tornar textos gerados por IA mais humanos

Os textos gerados por chatbots de inteligência artificial generativa podem se tornar mais parecidos com os redigidos por humanos a partir de um novo plugin de código aberto recém-lançado. Chamada “Humanizer”, a ferramenta instrui a tecnologia a escrever de forma menos genérica.

Criado pelo desenvolvedor Siqi Chen, o recurso fornece novas capacidades de redação à IA Claude, da Anthropic. Elas são baseadas em um guia elaborado por editores voluntários da Wikipedia que ajuda a identificar conteúdos automatizados, escritos por ChatGPT, Google Gemini e outros bots populares.

Como funciona o plugin Humanizer?

A ferramenta que humaniza textos gerados por IA adiciona habilidades de detecção de sinais de escrita automatizada aos conteúdos produzidos pelo bot da Anthropic. Com isso, Claude pode passar a criar mensagens, e-mails e outros tipos de textos usando linguagem mais natural.

  • O plugin alimenta o chatbot com 24 padrões e formatações de texto apontados pela Wikipedia como sinais de escrita por IA;
  • A funcionalidade de geração de texto recebe ajustes para interpretar e identificar esses aspectos com maior precisão;
  • Em exemplos citados pelo desenvolvedor, o Humanizer substitui conclusões genéricas mencionadas nos conteúdos por fatos específicos, além de excluir o tom bajulador;
  • Outra das mudanças feitas é o fim do uso excessivo do travessão, considerado um dos principais indicadores de conteúdo automatizado, instruindo a IA a escolher vírgulas e pontos.
Você consegue diferenciar um texto feito por IA de outro escrito por humanos? (Imagem: showcake/Getty Images)

Testes feitos pelo ArsTechnica mostram que o plugin ajudou a gerar textos mais casuais, abandonando características que tornam esses conteúdos vagos. No entanto, o recurso ainda não representou melhorias significativas na capacidade de se basear em fatos atuais, segundo a publicação.

O plugin está disponível gratuitamente no GitHub, devendo ser copiado para o diretório de habilidades do Claude Code. Para acioná-lo, basta usar o prompt “/humanizer” ou pedir à IA que humanize o texto criado por ela.

Dificuldade para identificar textos escritos por IA

Várias ferramentas de detecção de textos feitos por IA prometem identificar esses conteúdos com precisão. Porém, elas não funcionam de maneira confiável, como ressalta a publicação, devido às semelhanças entre os estilos de escrita humana e automatizada.

Além disso, as empresas de IA têm aprimorado as habilidades de redação de bots, realizando trabalho semelhante ao feito por este plugin, removendo sinais que indicam o uso da tecnologia. Por isso, diferenciar essas duas formas de escrita pode ficar ainda mais complicado, futuramente.

Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.

Related posts

Conheça Adolpho Veloso, brasileiro indicado ao Oscar por Sonhos de Trem

IA Grok gerou cerca de 3 milhões de imagens sexualizadas sem autorização

Conheça a tecnologia por trás da prisão de Sérgio Nahas