Novo remédio desafia tumores considerados intratáveis

Um novo medicamento promissor para tratar cânceres agressivos e de difícil tratamento deve iniciar testes em humanos em 2025.

O fármaco, chamado PMR-116, foi desenvolvido por cientistas da Universidade Nacional Australiana (ANU) em parceria com a empresa Pimera Therapeutics e tem como alvo tumores impulsionados pelo oncogene MYC — um dos mais desafiadores da oncologia moderna.

O estudo sobre o medicamento foi publicado na ANU Reporter.

Com testes em humanos previstos para 2025, PMR-116 mira o gene MYC, presente em até 70% dos cânceres agressivos – Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock

O gene MYC é responsável pela produção da proteína de mesmo nome, que estimula o crescimento tumoral e está presente em cerca de 70% dos cânceres, incluindo os de ovário, próstata, pâncreas e fígado.

Sua superexpressão dificulta a eficácia de muitos tratamentos convencionais, tornando esses tumores especialmente resistentes.

Medicamento age de maneira diferente dos outros

  • Diferente de outras abordagens, o PMR-116 não tenta bloquear diretamente a proteína MYC, cuja estrutura desordenada dificulta a atuação de medicamentos.
  • Em vez disso, ele atua em uma via biológica subsequente, inibindo a enzima responsável pela síntese do RNA ribossômico — processo vital para a produção de proteínas em células tumorais.
  • Isso torna os tumores mais vulneráveis e pode desacelerar sua progressão.
Nova estratégia para combater o câncer chega aos testes em humanos (Imagem: Lightspring/Shutterstock)

Leia mais

Como serão os testes com humanos

O estudo clínico será um “ensaio em cesta”, recrutando pacientes com diferentes tipos de câncer, desde que seus tumores apresentem ativação do MYC. Segundo o hematologista Mark Polizzotto, esse formato otimiza recursos e acelera a avaliação do tratamento.

Testes anteriores em camundongos mostraram resultados promissores, reduzindo em até 85% lesões de câncer de próstata. A expectativa é que o novo medicamento represente um avanço significativo em terapias oncológicas de precisão.

Medicamento será testado em pacientes ainda este ano – Imagem: Ebrahim Lotfi/Shutterstock

O post Novo remédio desafia tumores considerados intratáveis apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

AMD lança Radeon RX 7700 com 16 GB, mas você não deve conseguir comprar

Embraer revela novo visual do KC-390 Millennium

Apple Watch Series 11 vai alertar para risco de pressão alta