Novo tipo de jiboia-anã é descoberto na Amazônia equatoriana

Uma equipe de pesquisadores encontrou na Floresta Amazônica do Equador uma nova espécie de jiboia-anã. O animal é considerado uma relíquia do tempo, por possuir pelve vestigial, que é uma característica de cobras primitivas.

A jiboia-anã foi batizada de Tropidophis cacuangoae. O nome foi dado em homenagem a Dolores Cacuango, uma ativista indígena equatoriana do século 20. Dolores foi pioneira no ativismo em defesa dos povos indígenas e fundou as escolas bilíngues, como aponta o Ministério do Meio Ambiente do Equador.

A jiboia-anã Tropidophis cacuangoae tem cerca de 20 cm e possui coloração tradicional das jiboias. [Imagem: ORTEGA M.; BENTLEY A.; KOCH C.; MUÑOZ M; ENTIAUSPE O.]

A nova espécie tem cerca de 20 cm de comprimento e tem coloração semelhante à da Jiboia. Dois espécimes foram encontrados na Reserva Nacional Colonso Chalupas, na província de Napo, e na Reserva Privada Sumak Kawsay, em Pastaza.

A Tropidophis cacuangoae é tida como endêmica do Equador, uma vez que sua distribuição se restringe a determinada região. Ela é encontrada nas florestas de altitude, locais de clima chuvoso, úmido e com presença de neblina. 

“Esses animais são uma relíquia do tempo, são tão antigos que encontrar ou esbarrar com um deles é um privilégio”, como aponta Mario Yanez, pesquisador equatoriano do Instituto Nacional de Biodiversidade (INABIO), em declaração à Agencia France-Presse.

A pelve vestigial encontrada na Tropidophis cacuangoae é uma características das cobras primitivas e indica que a elas descendem de lagartos. Esse vestígio aponta que, em algum momento a milhões de anos atrás, provavelmente no período Quaternário, alguns répteis perderam seus membros.

Leia mais:

Como cobras Píton podem engolir animais enormes?Youtuber cria pernas robóticas para… uma cobra?! Cobra causa queda de energia elétrica no Japão

Estudo e conservação

A descoberta foi feita a partir de um estudo de quatro anos e publicado no European Journal of Taxonomy. A pesquisa contou com o norte-americano Alexander Bentley, a alemã Claudia Koch e o brasileiro Omar Machado Entiauspe Neto. Além deles, o equatoriano Mauricio Ortega também participou do estudo.

A jiboia-anã é a sexta espécie descoberta do gênero Tropidophis, que é encontrado apenas na América do Sul. A descoberta pode ajudar a contribuir para que recursos sejam direcionados à conservação do seu habitat e que aumentem as áreas protegidas do Equador.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Novo tipo de jiboia-anã é descoberto na Amazônia equatoriana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Quem são os personagens de House of Guinness, nova série da Netflix, na vida real

PS Store tem games de PlayStation 5 e PS4 com até 92% OFF

Aeroportos atacados pelo mundo servem de alerta ao Brasil