Novos modelos de IA da Anthropic entram no radar da Microsoft

A Microsoft é uma parceira importante da OpenAI, dona do ChatGPT. Então, você pode perguntar: por que está se interessando nos modelos de inteligência artificial (IA) da Anthropic? E, apesar da exclusividade que o Azure tinha como provedor de nuvem da OpenAI ter terminado no começo do ano, a Microsoft ainda tem o “direito de preferência” em futuros acordos.

Na verdade, como destaca matéria no Neowin, a parceria entre elas passa por altos e baixos e, agora, a Microsoft parece estar buscando uma opção para reduzir sua dependência dos modelos de IA da OpenAI.

Microsoft está pensando em usar os modelos de IA da Anthropic para começar a não depender dos modelos da OpenAI (Imagem: CoreDesignKEY/iStock)

Microsoft pensa em usar modelos da Anthropic

Agora, segundo o TechCrunch, a Microsoft começará a usar modelos de IA da rival da OpenAI para potencializar os recursos de inteligência artificial de seus produtos mais conhecidos, como o Word, Excel, Outlook e PowerPoint.

A matéria no TechCrunch, que cita o The Information, explica que a big tech não pretende abandonar totalmente os modelos da OpenAI, mas “diversificar suas parcerias de IA”. Isso reflete um momento em que o relacionamento com a dona do ChatGPT está passado por um momento de atrito com o lançamento de um potencial concorrente do LinkedIn.

Leia mais:

Segundo o The Information, “a mudança não é uma tática de negociação” com a OpenAI. Os líderes da Microsoft acreditam que os modelos mais recentes da Anthropic – especificamente o Claude Sonnet 4 – tem um desempenho melhor do que os da OpenAI em certas funções, como criação de apresentações em PowerPoint.

Líderes da Microsoft acreditam que os modelos mais recentes da Anthropic têm desempenho melhor que os da OpenAI (Imagem: Robert Way/Shutterstock)

A OpenAI continuará sendo nossa parceira em modelos de ponta e permanecemos comprometidos com nossa parceria de longo prazo.

Porta-voz da Microsoft em nota ao The Information

Microsoft busca autossuficiência em modelos de IA

A Microsoft sempre buscou diversificar suas parcerias e isso não é diferente no campo da inteligência artificial. Embora os modelos da OpenAI sejam, atualmente, o padrão, a empresa também oferece outras opções e desenvolve iniciativas internas.

A Microsoft, apesar de buscar outros modelos, não pensa em abandonar a OpenAI. Crédito: LCV/Shutterstock

Estratégia da Microsoft com modelos de IA:

  • Microsoft planeja usar modelos de IA da Anthropic em Word, Excel, Outlook e PowerPoint;
  • Objetivo: diversificar parcerias de IA e reduzir dependência da OpenAI;
  • A empresa não pretende abandonar totalmente os modelos da OpenAI;
  • Microsoft já oferece outras opções: GitHub Copilot, Grok (da xAI) e Claude;
  • Modelos internos recentes: MAI-Voice-1 e MAI-1-Preview.

A OpenAI também busca se tornar mais independente. Seu laboratório de IA desenvolve novos projetos de infraestrutura e, recentemente, firmou parceria com o Google Cloud. Com isso, a OpenAI passa a ter acesso a Tensor Processing Units (TPUs) especializadas, extremamente importantes em um momento em que o poder computacional dos modelos de IA exige cada vez mais performance.

O post Novos modelos de IA da Anthropic entram no radar da Microsoft apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Contratos multibilionários de IA turbinam caixa da Oracle

O que são tornados solares e como se formam?

Os 5 melhores jogos de luta para Playstation 5