A Nvidia vai fornecer cerca de 260 mil chips avançados para a Coreia do Sul, possibilitando expandir a infraestrutura de inteligência artificial do país, impulsionando uma série de projetos que também podem beneficiar outros mercados. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (31).
O acordo contempla tanto as iniciativas ligadas ao governo, por meio do Ministério da Ciência local, quanto grandes empresas sediadas no território sul-coreano. Uma delas é a Samsung, com a qual a gigante dos semicondutores construirá uma nova “fábrica de IA”.
Projetos beneficiados
Como parte da parceria, cujos termos financeiros foram mantidos em sigilo, cerca de 50 mil GPUs serão destinadas ao Centro Nacional de Computação de IA. O projeto prevê a construção de uma infraestrutura computacional controlada pelo governo, uma espécie de IA soberana, reduzindo a dependência de soluções externas.
- A mesma quantidade de chips aceleradores baseados na arquitetura Blackwell ficará com a Hyundai Motor Group, que pretende usá-los para desenvolver ferramentas inteligentes destinadas ao setor automotivo;
- Recursos para direção autônoma, fábricas inteligentes e avanços em robótica fazem parte dos planos da montadora sul-coreana em relação à tecnologia;
- Outros 50 mil processadores vão para o SK Group, incluindo as divisões SK Telecom e SK Hynix, que devem aproveitar modelos como a RTX Pro 6000 Blackwell;
- Neste caso, o plano é construir uma “nuvem de IA industrial” pioneira no continente asiático, promovendo soluções em robótica e outros segmentos.
O fornecimento de milhares de GPUs Nvidia para a Coreia do Sul contempla, ainda, empresas como Naver, Kakao e NHN Cloud. Para a Naver, que atende o maior mecanismo de busca do país, serão 60 mil chips, permitindo aprimorar a sua infraestrutura.
A parceria também inclui o apoio para acelerar o desenvolvimento da próxima geração de empresas sul-coreanas, por meio do programa Nvidia Inception para startups. As marcas participantes poderão aproveitar tecnologias disponibilizadas pelos integrantes da iniciativa em seus projetos.
Fábrica de IA em parceria com a Samsung
Já a fabricante dos celulares Galaxy receberá 50 mil GPUs para uso em uma nova fábrica de IA da marca. A instalação de última geração combinará as tecnologias de semicondutores das duas big techs para a produção de componentes que serão a base para novos dispositivos.
Na estrutura, também serão utilizadas as bibliotecas Nvidia CUDA-X, soluções da Siemens, Synopsys e Cadence para grandes acelerações em simulação, verificação e análises. “Estamos no início da revolução industrial da IA — uma nova era que redefinirá como o mundo projeta, constrói e fabrica”, comentou o CEO da Nvidia, Jensen Huang.
Curtiu o conteúdo? Siga acompanhando o TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.