Nvidia prepara novo chip de IA para a China em meio a tensões regulatórias

A Nvidia estaria desenvolvendo um novo processador de inteligência artificial voltado ao mercado chinês, mais avançado que o modelo H20, segundo informações exclusivas da Reuters.

O chip, chamado provisoriamente de B30A, deve usar a arquitetura Blackwell — capaz de entregar desempenho até 30 vezes superior à geração anterior.

O projeto aposta em um design de matriz única, com todos os componentes integrados em uma única peça de silício, o que deve oferecer metade da potência das GPUs Blackwell Ultra, mas ainda assim com memória de alta largura de banda e suporte ao NVLink para transmissão rápida de dados.

O B30A deve ser mais rápido que o H20 e tem lançamento previsto para setembro, mas depende de aval regulatório em meio a pressões políticas (Imagem: Nor Gal/Shutterstock)

Leia mais

Novo chip poderia aliviar tensões com a China

  • A iniciativa surge após o governo chinês ter restringido o uso do H20 em órgãos públicos e pressionado gigantes locais como Alibaba, Bytedance e Tencent a suspenderem compras do chip até o fim de uma revisão de segurança nacional.
  • Isso ocorreu logo depois de Washington suspender restrições de exportação, impostas em abril sob o argumento de que os chips poderiam fortalecer aplicações militares chinesas.
  • Ainda em negociação, o B30A deve ter suas especificações definidas nos próximos meses.
Novo chip da Nvidia desafia o impasse entre EUA e China (Imagem: Antonio Bordunovi/iStock)

Aprovação dos EUA

A Nvidia planeja entregar amostras a parceiros chineses já em setembro, mas a aprovação regulatória e de exportação permanece incerta. O próprio Donald Trump afirmou que o CEO da empresa, Jensen Huang, deverá discutir o tema pessoalmente com ele.

Nvidia tem nova cartada para manter presença na China (Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

O post Nvidia prepara novo chip de IA para a China em meio a tensões regulatórias apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Golpe da Encomenda evolui e agora possui até mesmo o código de rastreio da Amazon

Oceano Atlântico abriga uma “cidade perdida”. Agora, o Pacífico o superou

Nova lua desconhecida é encontrada em Urano com o James Webb