O CEO da Nvidia, Jensen Huang, declarou, ao site The Korea Daily, que, em março, a big tech vai anunciar um chip “que vai surpreender o mundo“. A novidade deve aparecer ao lado de outras na GPU Technology Conference (GTC) 2026, que será realizada entre os dias 16 e 19 de março na Califórnia (EUA).
“Um chip que surpreenderá o mundo será revelado na GTC no próximo mês”, afirmou. A entrevista foi realizada sem prévio agendamento e Huang teria liberado ao repórter do portal para perguntar “o que quiser“.
(Imagem: Antonio Bordunovi/iStock)
Nvidia: que chip é esse?
- O CEO da Nvidia não deu mais detalhes sobre o chip, mas é possível que seja uma variante da linha Rubin;
- Em setembro, a big tech anunciou a Rubin CPX, com 30 petaFLOPS de computação;
- Especula-se a hipótese de que a empresa possa criar verdadeiro burburinho no setor com um teaser da futura geração de aceleradores Feynman, apesar de ser improvável;
- É esperado que a nova geração dos Feynman tenha transistores de 1,6 nm e, talvez, um auxílio da Intel na criação.
Leia mais:
- Como atualizar drivers de placas de vídeo Nvidia [2 modos]
- O que é e para que serve o GeForce Experience?
- USP lança grande cluster de IA com chips Nvidia
IA: “maior projeto de infraestrutura da humanidade”
Seguindo a entrevista, Huang desconsiderou as críticas em cima da inteligência artificial (IA) e considera que o mercado não está em uma bolha econômica da IA, mas, sim, no começo do “maior projeto de infraestrutura da humanidade“.
O executivo ainda deixou claro que a Nvidia vai continuar com seus investimentos robustos na IA e suas infraestruturas. Nesse sentido, vale lembrar da recente compra de ativos da Groq, startup que trabalha com design de chips aceleradores de IA e da recém-anunciada parceria bilionária com a Meta por chips de IA.
Contudo, ao ser questionado sobre possíveis investimentos em outras empresas do setor, como Anthropic e OpenAI, Huang desconversou.
Parceria com SK Hynix
O fundador da Nvidia ainda citou a forte parceria com a SK Hynix, fabricante de memórias, falando em “estreita colaboração“. Especialistas apostam que memórias HBM4 de sexta geração da fabricante podem mitigar o gargalo computacional da próxima geração de chips da Nvidia.
Essas e outras incertezas — incluindo o grande anúncio enfatizado por Huang — serão esclarecidas (ou não) na GTC, evento voltado a desenvolvedores e aplicações profissionais. Dessa forma, os chips gráficos GeForce RTX, por exemplo, não deverão ser citados.
xAI negocia acordo de US$ 3,4 bilhões para uso de chips da Nvidia
A gestora Apollo Global Management está perto de concluir um financiamento de cerca de US$ 3,4 bilhões para um veículo de investimento voltado à compra de chips da Nvidia, que seriam alugados para a xAI, empresa de inteligência artificial liderada por Elon Musk. A informação foi publicada na segunda-feira (9) pelo site The Information, com base em uma fonte familiarizada com o assunto.
Leia a matéria completa aqui
O post Nvidia vai trazer chip “que vai surpreender o mundo”, diz Huang apareceu primeiro em Olhar Digital.