O “Olho de Marte”: foto de cratera no planeta vermelho viraliza por aspecto assustador

Uma nova imagem registrada pelo Mars Express, da agência espacial europeia (ESA), mostra o que internautas entusiastas da astronomia vêm chamando de “Olho de Marte” – na realidade, uma cratera posicionada na região conhecida como Aonia Terra, no hemisfério sul do planeta vermelho.

A razão para o apelido vem do fato de que o “Olho de Marte” não se apresenta apenas como mais um “buraco” na superfície, mas também por depósitos de um material escuro. Especialistas ressaltam que isso é normal, e que provavelmente o choque que deu origem à cratera desenterrou matéria soterrada em áreas mais profundas.

Leia também

Rover Perseverance caminha por Marte com uma ‘pedra no sapato’Sonda da NASA capta impressionante imagem 3D das dunas de MarteDesequilíbrios de calor causam tempestades massivas em Marte, segundo estudo

A cratera localizada em Aonia Terra, hemisfério sul de Marte, tem cerca de 30 km de extensão e um material escuro desenterrado pelo impacto (Imagem: ESA/Divulgação)

A região de Aonia Terra é uma das preferências mais atuais de pesquisa da ESA. Isso porque a área é recheada de crateras de impacto de variados tamanhos. O “Olho de Marte”, com seus aproximados 30 quilômetros (km) de extensão, não é nem de perto o maior registro: essa honraria fica para a Cratera Lowell, com absurdos 200 km.

Quase todas as crateras do hemisfério sul de Marte se formaram graças a impactos ocorridos há cerca de 4 bilhões de anos – um momento particularmente caótico do nosso sistema solar, conhecido como “Bombardeio Tardio Intenso”. A Terra também levou as suas “bordoadas” na mesma época, mas a nossa alta atividade geológica apagou a maioria das evidências.

A solução, então, é procurar exemplos análogos em outros planetas: Marte, apesar de ter atividade geológica, não é tão agitado quanto a Terra, o que significa que as evidências de impactos anteriores ainda estão majoritariamente intocadas.

Da esquerda para a direita: a cratera em detalhe, a topografia da região de Aonia Terra em imagens de temperatura e a divisão de crateras da área, mostrando a gigantesca cratera Lowell (Imagens: ESA/Divulgação)

Estudar esse tipo de ocorrência permite a nós conhecermos melhor a composição do planeta vermelho (devido ao volume de material desenterrado), além de compreender com mais detalhes o momento em que os choques ocorreram, estabelecendo uma linha do tempo mais precisa sobre o nosso “bairro” no espaço.

De acordo com a ESA, os especialistas da agência vão agora analisar o material enviado pelo Mars Express, a fim de determinar a natureza do material escuro que vemos na foto acima.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post O “Olho de Marte”: foto de cratera no planeta vermelho viraliza por aspecto assustador apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Onde assistir O Último Azul, filme brasileiro com 100% no Rotten Tomatoes

Xbox: ofertas de jogos de Xbox One e Series S|X com até 90% OFF

Novo app da PlayStation ajuda pais a monitorar filhos nos games