O plano da IBM para redefinir os limites da computação quântica

A IBM e a AMD anunciaram uma parceria para desenvolver uma nova arquitetura de computação híbrida, que combina computação quântica com computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial.

As empresas confiam que tais tecnologias poderão “abordar problemas do mundo real em velocidade e escala sem precedentes”.

Parceria entre IBM e AMD integra máquinas quânticas e supercomputadores tradicionais para acelerar descobertas em ciência, medicina e finanças (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

Como funciona a abordagem híbrida

  • A ideia é permitir que cada tecnologia resolva partes específicas de um problema de forma complementar: enquanto computadores quânticos simulam átomos e moléculas, supercomputadores clássicos analisam grandes volumes de dados.
  • Essa abordagem pode acelerar descobertas em áreas como medicina, materiais, finanças e logística, indo além do que sistemas tradicionais conseguem.
  • As empresas estão explorando como integrar CPUs, GPUs e FPGAs da AMD com os computadores quânticos da IBM para criar algoritmos inéditos.
  • Uma primeira demonstração deve ocorrer ainda este ano, apoiando também o plano da IBM de desenvolver computadores quânticos tolerantes a falhas até o fim da década.

Leia mais:

Computação quântica híbrida pode ter impacto direto em áreas como descoberta de medicamentos, logística e otimização de processos (Foto: DKosig/iStock)

Impacto e parcerias globais

“A computação quântica simulará o mundo natural e representará informações de uma maneira totalmente nova”, afirmou Arvind Krishna, CEO da IBM.

“Ao fazermos parceria com a IBM, vemos enormes oportunidades para acelerar a descoberta e a inovação”, completou Lisa Su, CEO da AMD.

Além dessa colaboração, a IBM já avança em outros projetos globais, como a instalação do IBM Quantum System Two no Japão, em parceria com o Riken, e iniciativas com a Cleveland Clinic e a Lockheed Martin.

Aliança global busca explorar o potencial da abordagem híbrida (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)

O post O plano da IBM para redefinir os limites da computação quântica apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Steam permitirá rodar jogos no celular? Dev responde

Galaxy A26 de 256GB com desconto na loja oficial da Samsung na Shopee; confira cupom

Anthropic, dona da IA Claude, deve fazer oferta pública de ações em 2026