Quem vem acompanhando a trama de Dexter: Ressurreição pode ter ficado surpreso com uma presença inusitada em um de seus episódios. Após mais de uma década ausente da franquia televisiva, o detetive James Doakes, interpretado por Erik King, voltou a aparecer em uma alucinação de seu protagonista.
Ele aparece junto a figuras como Arthur Mitchell, Miguel Prado e Harry Morgan, cujos destinos foram definidos por suas interações com o assassino serial. No entanto, quem acompanhar os livros nos quais o personagem foi baseado vai descobrir que, neles, o detetive teve um destino muito mais trágico.
O que acontece com James Doakes na série de Dexter?
Lançada em outubro de 2006, a série de Dexter apresentou ao mundo um assassino serial que trabalhava como um técnico forense em uma delegacia de polícia de Miami. Enquanto ele mantém uma boa convivência com todos os seus colegas, o detetive James Doakes desconfia de suas ações e vigia constantemente seus atos.
- Apesar de suas desconfianças, Doakes não consegue encontrar nenhuma evidência contra Dexter, que esconde muito bem seus assassinatos;
- A situação muda na segunda temporada da série, na qual o detetive descobre que seu colega é um assassino serial;
- Apesar da descoberta, ele não prende Dexter e acaba trabalhando junto com ele diante de circunstâncias desfavoráveis;
- Antes que ele possa decidir o que fazer, Lila Tournay, a namorada do assassino serial, intervém;
- Preocupada com a possibilidade de a real natureza de Dexter ser revelada ao mundo, ela provoca um incêndio na cabana no qual o detetive está preso, o matando em meio às chamas.
Antes de reaparecer por alguns segundos em Dexter: Ressurreição, Doakes também apareceu brevemente em um flashback da sétima temporada da série original. Nela, vemos o policial demonstrando suas primeiras suspeitas sobre o protagonista, que surgiram antes de a história principal começar.
Os livros de Dexter trazem um final mais cruel para o personagem
Nos livros de Dexter, escritos por Jeff Lindsey, o destino do Sargento Doakes é ainda mais cruel do que na adaptação televisiva. Além disso, detalhes sobre o passado do personagem — cujo nome original é Albert, não James — são bastante diferentes no mundo da literatura.
Nas obras originais, o detetive é visto por Dexter como alguém que também esconde um “passageiro sombrio”, que desperta durante as investigações de crimes. No entanto, o detetive continua tendo fortes suspeitas sobre seu parceiro, que se intensificam após a morte da capitã Maria LaGuerta — algo que acontece no final do primeiro volume.
Em vez de virar uma vítima de Lila, Doakes é capturado pelo Dr. Danco, um médico que serviu junto com ele no exército. Acreditando que foi traído pelo ex-soldado, o psicopata o tortura e remove cirurgicamente seus pés, mãos e língua. Assim, embora ele sobreviva, perde totalmente a capacidade de se comunicar ou continuar exercendo suas funções como policial.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!