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O que acontece com os arquivos quando você cancela a assinatura de um serviço na nuvem?

by Fesouza
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Serviços na nuvem como Google Drive e iCloud oferecem espaço extra para guardar fotos, vídeos, gravações de áudio, documentos e outros tipos de arquivos mediante pagamento de uma assinatura mensal. Dessa forma, é comum ter enormes quantidades de dados armazenadas online.

Mas você já parou para pensar o que acontece com seus arquivos nesses serviços online caso decida cancelar a assinatura? De modo geral, a sua conta voltará à versão gratuita, com uma quantidade limitada de armazenamento, mas o que vem a seguir depende da fornecedora contratada, como destacou a Wired no último domingo (3).

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Você possui muitos arquivos armazenados em serviços na nuvem? (Imagem: Getty Images)

Apple iCloud

A modalidade paga do armazenamento na nuvem da Apple oferece vantagens que vão do domínio de email personalizado à possibilidade de ter até 12 TB de espaço livre. Se por algum motivo o usuário decide cancelar a assinatura, o seu plano volta imediatamente à versão gratuita, com 5 GB.

Depois da mudança, a Maçã oferece um prazo de 180 dias para realizar o backup dos arquivos que excederem os 5 GB, contados a partir do dia do cancelamento da assinatura. Finalizado o período, a big tech excluirá todos os arquivos que ultrapassarem a capacidade gratuita.

Ou seja, após cancelar o iCloud é importante transferir os arquivos para outra plataforma online ou salvá-los em uma mídia física, ficando atento ao prazo para realizar o download.

Dropbox

Já no Dropbox, os arquivos não são apagados quando o usuário cancela a assinatura, de acordo com a publicação. Quando você encerra a conta paga, o seu perfil muda automaticamente para a modalidade gratuita do serviço, com 2 GB de armazenamento sem custos.

Caso a conta tenha mais do que isso em arquivos no momento do cancelamento, eles permanecerão disponíveis na nuvem e sincronizados nos dispositivos cadastrados. No entanto, não será possível adicionar mais dados nem salvar qualquer alteração feita nestes conteúdos.

É possível que a empresa queira incentivar o usuário a mudar de ideia com essa prática e reativar a assinatura, em algum momento. Mas vale lembrar de conferir os termos e condições ao contratar o Dropbox, pois as regras são suscetíveis a mudanças repentinas.

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Muitos serviços na nuvem oferecem contas gratuitas, porém com capacidades de armazenamento limitadas. (Imagem: Getty Images)

Microsoft OneDrive

As regras de cancelamento no serviço na nuvem da Microsoft são semelhantes às da Apple. Ao encerrar a sua conta paga no OneDrive, você terá seis meses para decidir o que fazer com os arquivos salvos na plataforma, podendo transferi-los para o computador, um HD externo ou outro serviço na nuvem.

Finalizado o prazo, a gigante de Redmond diz que “pode” optar por excluir todos os arquivos salvos na conta encerrada, fazendo-os desaparecer para sempre. Assim, é interessante realizar o backup o mais rápido possível, para evitar qualquer risco de perdê-los.

Vale lembrar que o OneDrive possui uma versão grátis com 5 GB de armazenamento, para a qual o perfil do ex-assinante é modificado automaticamente. Os arquivos que podem passar pela exclusão são os excedentes a essa capacidade.

Google One

Algo parecido acontece com quem tem uma assinatura do Google One, que dá direito a até 30 TB de armazenamento online para usar no Google Fotos, Google Drive e Gmail, dependendo do plano contratado. A diferença está no prazo concedido pela gigante de Mountain View.

O usuário do Google tem até dois anos após o cancelamento da assinatura para baixar seus arquivos antes que eles sejam apagados da plataforma. Para entender mais sobre o assunto, confira este texto em que abordamos as práticas da big tech quando o limite do Google Fotos é ultrapassado.

Já teve algum problema com arquivos armazenados na nuvem que foram excluídos após o fim da assinatura? Nos conte a sua experiência comentando nas redes sociais do TecMundo.

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