Home Variedade O que acontece se um homem tomar anticoncepcional feminino?

O que acontece se um homem tomar anticoncepcional feminino?

by Fesouza
4 minutes read

Métodos contraceptivos são amplamente utilizados pelas mulheres para evitar a gravidez. No caso das pílulas, elas são compostas por estrogênio e progesterona, hormônios que impedem a ovulação. Mas o que pode acontecer se um homem tomar anticoncepcional feminino?

Embora o estrogênio e progesterona sejam hormônios produzidos pelo organismo feminino – e até mesmo pelo masculino, mas em quantidades bem menores – quando presentes em anticoncepcionais são versões sintéticas, ou seja, produzidas em laboratório, e não causam a contracepção masculina.

Para os homens, a contracepção acontece quando há bloqueio na produção de espermatozoides. E como as pílulas anticoncepcionais não afetam a testosterona, que rege a fertilidade masculina, elas são ineficazes e podem ter consequências.   

Leia mais:

O que acontece se um homem tomar anticoncepcional feminino?

Homem com pílula de remédio na mão
Existem alternativas seguras e eficazes para contracepção masculina, como o preservativo e a vasectomia. (Imagem: Serbia/iStock)

Se por descuido um homem tomar anticoncepcional por um ou dois dias, muito provavelmente nada aconteceria porque em uma ou duas pílulas não há uma quantidade de hormônios expressiva para causar consequências graves.

Mas, segundo artigo de autoria de Mandy Clement, enfermeira com mestrado pela Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, em algumas pessoas pode haver a presença de sintomas leves e temporários como náusea, fadiga, dores de cabeça e flutuações de humor. Esses sintomas devem desaparecer sozinhos com a interrupção dos contraceptivos. 

Agora, se um homem tomar anticoncepcional feminino por um longo período pode haver consequências mais sérias como o surgimento de características femininas. 

Entre elas estão um leve crescimento das mamas, maior acréscimo de gordura nos quadris e mudança na textura da pele. Outras consequências também podem acontecer nestes casos, como a diminuição de pelos, redução da libido e alteração na qualidade dos espermatozoides. 

Isto acontece devido ao aumento do estrogênio, que gera um desequilíbrio hormonal no corpo masculino, trazendo riscos à fertilidade, uma vez que o excesso desse hormônio interfere na produção de espermatozoides de qualidade. 

comprimidos
Mesmo em se tratando de mulheres, os anticoncepcionais devem ser tomados com indicação de um médico ginecologista, pois pode causar efeitos colaterais. (Crédito: Shutterstock)

Além disso, redução de massa muscular, osteoporose, dificuldade de concentração e ondas de calor são outros efeitos colaterais conhecidos pelo excesso de estrogênio em homens.  

Se um homem tomar anticoncepcional feminino por um tempo prolongado, pode haver ainda efeitos graves como desgaste no fígado, e, em alguns casos, aumenta o risco de coágulos sanguíneos, que podem ocasionar a trombose – inclusive muito temida por mulheres que tomam anticoncepcionais.

É importante frisar que, mesmo que pessoas trans queiram realizar a transição de gênero, ela não é feita tomando os anticoncepcionais femininos, mas sim realizando uma terapia hormonal individualizada com o acompanhamento de um médico. 

Por fim, os métodos de contracepção masculina mais conhecidos são os preservativos, e outro mais invasivo é a vasectomia, cirurgia que bloqueia os ductos espermáticos. Mas atualmente já estão sendo testados novos produtos com essa função como o Risug (uma injeção contraceptiva masculina), géis de controle de testosterona e a pílula anticoncepcional masculina. 

O post O que acontece se um homem tomar anticoncepcional feminino? apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment