Já disponível no catálogo da Amazon Prime Video, o episódio 5 da Temporada 2 de Fallout, ‘O Vaqueiro’, trouxe novas complicações para a trama. Enquanto Lucy e o Necrótico enfrentam uma criatura conhecida como Deathclaw, novas revelações são feitas em um local próximo ao abrigo que foi casa da protagonista.
Agora solto no mundo, Norm investiga com outros funcionários da Vault-Tec um dos antigos prédios mantidos pela corporação. Em um dos terminais, ele encontra uma referência ao Vírus da Evolução Forçada (FEV, na sigla em inglês), que tem grandes relações com o momento de apuro que envolve os demais protagonistas.
O que é o Vírus da Evolução Forçada em Fallout?
No contexto da série, o FEV fazia parte dos projetos com os quais Barb, esposa de Cooper Howard/Necrótico, estava envolvida durante seu tempo na Vault-Tec. O termo serve para descrever elementos usados em uma série de experimentos que tinham como objetivo encontrar uma espécie capaz de superar a humanidade — e que poderia ser usada em operações militares.
- Nos games de Fallout, o vírus está ligado a figuras bizarras como os Super-Mutantes e outras mutações;
- Embora não exista uma confirmação oficial sobre isso, os Deathclaws também podem ser resultados de experimentos do tipo;
- No mundo da franquia, não existe somente uma variação do FEV, que pode ser aplicado de várias formas;
- O elemento em comum entre elas é que os experimentos geralmente dão errado e resultam em criaturas bizarras e agressivas;
- Os experimentos precedem as bombas atômicas que destroem os Estados Unidos — o que significa que as mutações resultantes deles não são consequência da destruição provocada pelas explosões.
Nos games de Fallout, o FEV começou como um experimento da West Tek, mas logo foi replicado por diversas de suas concorrentes. Assim, no momento em que a série se encontra, parece que a Vault-Tec também se transformou em uma entusiasta dos ganhos financeiros que as mutações poderiam trazer para seus acionistas.
Fallout promete revelações ainda mais sombrias
A revelação de que Barb esteve envolvida com o Vírus da Evolução Forçada deve aumentar o choque do momento em que o Necrótico finalmente conseguir reencontrá-la. Enquanto a missão do personagem parece ser recuperar parte de sua vida antiga, essas revelações também podem fazer com que sua reunião familiar ganhe ares mais trágicos.

A apresentação do conceito em Fallout também indica que a série prepara outras surpresas sombrias para o futuro. Após seus episódios recentes tratarem de experimentos envolvendo controle mental, a menção ao FEV pode indicar que os planos da corporação são ainda mais malignos do que os fãs imaginam.
Apesar de já ter apresentado vários elementos dos jogos da Bethesda, a adaptação até o momento não apresentou os Super Mutantes. E, dado o quanto Hank MacLean e seus aliados da Vault-Tec são precavidos, esses monstros ainda podem ter um papel importante a desempenhar na trama.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
