O que está acontecendo com Sydney Sweeney? Entenda polêmica

Presente em obras de sucesso como Euphoria, The White Lotus e The Handmaid’s Tale, a atriz Sydney Sweeney se tornou um dos rostos mais conhecidos da Hollywood moderna. Muito disso é resultado do fato de que ela parece não negar a participação em muitos projetos, assim como acontece com o ator Pedro Pascal.

No entanto, não é o excesso de aparições da atriz em filmes e séries que tem rendido críticas a elas nas últimas semanas. Sua presença em uma campanha destinada a vender roupas de jeans, bem como questionamentos sobre suas alianças políticas, tem gerado polêmicas nas redes sociais.

Entenda a polêmica recente envolvendo Sydney Sweeney

A principal polêmica recente envolvendo a atriz tem a ver com sua decisão de estrelar a campanha mais recente da marca American Jeans. Embora seja conhecida por não ter a melhor qualidade, a empresa conseguiu aumentar substancialmente suas vendas ao recrutar Sydney Sweeney para ser sua garota-propaganda.

  • O que chamou a atenção foi o fato de as propagandas apostaram em um trocadilho entre as palavras “genes” e “jeans”, que soam iguais quando pronunciadas em inglês;
  • No entanto, a escolha de frases como “a composição do meu corpo é determinada pelos meus genes” e “genes são transmitidos de pais para filhos” foi interpretada como uma forma de eugenia;
  • A interpretação dos críticos é que, sendo jovem, bonita e naturalmente loira, Sweeney está contribuindo para espalhar uma mensagem ligada a movimentos de supremacia branca;
  • A campanha foi conectada a frases do presidente Donald Trump, que atribuiu crimes envolvendo imigrantes a “genes ruins” em um passado recente. Ele também elogiou a propaganda da American Eagle, bem como sua garota-propaganda;
  • A figura de Sydney Sweeney já era usada por movimentos de extrema direita como uma “provocação” contra liberais, dado que a atriz não demonstra ter as mesmas inclinações progressistas de outros astros de Hollywood.

Segundo Cheryl Overton, uma executiva de comunicações que cuida da estratégia de várias marcas, é evidente o tipo de público que a American Eagle está tentando agradar. “Se é para eles que o produto foi criado, é seu direito como companhia fazer isso. Mas você tem que saber que as pessoas são educadas, as pessoas sabem ler nuances, e elas estão dispostas a criticar marcas”, explicou à CNN.

As críticas direcionadas à empresa, bem como a Sweeney, foram respondidas imediatamente por acusações de paranoia e de tudo não passa de uma campanha sem importância. No entanto, a historiadora Emma McClendon explica que essa é uma estratégia conhecida, e que “a realidade é que não há nada mais íntimo a nossa identidade do que aquilo que escolhemos para vestir nossos corpos”.

Campanha atingiu seus objetivos

O que fica claro na situação é que, mesmo que a American Eagle não tenha tentado agradar intencionalmente à extrema direita, sua mensagem ressoou entre ela. Assim, a marca atingiu o objetivo de virar o centro das atenções nos Estados Unidos, e pode até mesmo registrar um aumento de suas vendas como resultado.

“Essa é a fórmula moderna para o marketing de indignação”, explica Molly McPherson, uma estrategista de gerenciamento de crises e reputação. “Você incendeia o debate, você estimula o engajamento, você surfa a onda. E então, quando a poeira assentar, a American Eagle consegue os cliques, a cobertura e também o dinheiro”.

Publicamente, a marca tem adotado a postura de que seus anúncios só falam sobre jeans. No Instagram, ela tem inclusive apostado em imagens de outros modelos e pessoas com características físicas variadas. “Vamos continuar a celebrar como todo mundo veste seus jeans AE com confiança, de suas maneiras”, afirma uma publicação recente.

TMZ shares video of Sydney Sweeney being “heckled” over the American Eagle genes/jeans ad at the premiere for her film ‘Americana.’ pic.twitter.com/GgIHid8G3u

— Pop Crave (@PopCrave) August 4, 2025

Apesar de estar no centro da polêmica — e da revelação de que desde 2024 é registrada como uma republicana na Flórida —, Sidney Sweeney não deve sair da situação com a imagem muito machucada, apesar de já ter sido alvo de muitas críticas. Isso porque a atriz não é exatamente ativista em relação à sua visão política e, em aparições públicas, tende a preferir falar sobre sua carreira profissional e projetos futuros — o que deve garantir que as portas de Hollywood continuarão abertas para ela.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Related posts

C-130 Hércules: conheça a maior aeronave que já pousou em um porta-aviões

Todos os jogos da PS Plus de agosto! Confira games que entram e saem do serviço da Sony

O que acontece com os arquivos quando você cancela a assinatura de um serviço na nuvem?