Vender combustível adulterado é uma prática ilegal que prejudica o motor do seu veículo. Recentemente, elaboramos um conteúdo sobre os sinais de que você abasteceu o seu veículo com uma substância fraudada, como a luz da injeção eletrônica acesa ou a perda de potência do automóvel.
Os sinais podem ser observados logo após você sair do posto. Por isso, também é muito importante sempre solicitar a nota fiscal ao abastecer, pois esse é um documento essencial para tomar as medidas necessárias posteriormente.
A seguir, você confere algumas ações indicadas a serem tomadas após notar que foi enganado. Continue a leitura e confira!
Leia mais:
- Metanol no combustível prejudica o carro ou moto?
- Existe gasolina premium? Veja fatos e mitos sobre o combustível
- Qual a data de validade da gasolina e do etanol?
3 coisas que você deve fazer ao perceber que abasteceu o carro com combustível adulterado
Sempre que abastecer o seu carro, preste muita atenção nos sinais de que ele recebeu combustível adulterado. Quanto antes isso for identificado, mais danos podem ser evitados ou ao menos reduzidos.
1 – Evitar rodar com o veículo

Continuar utilizando o carro com o combustível adulterado pode prejudicar ainda mais o seu veículo, pois, dependendo dos contaminantes presentes no produto, o motor pode sofrer sérios problemas, como batida de pino e pré-ignição, falhas capazes de comprometer os pistões e válvulas.
2 – Levar o carro a uma oficina de sua confiança
Ao notar os sinais, você pode levar o veículo o mais rápido possível para uma oficina de sua confiança, pois o profissional pode realizar a coleta de amostras, além da comparação de densidade, aspecto e cor do combustível, para conferir se ele realmente foi adulterado.

Além disso, é possível esgotar o tanque e simplesmente substituir o produto, o que será suficiente para o carro voltar a funcionar normalmente e sem riscos de ter problemas.
Porém, vale ressaltar que provavelmente o profissional fará uma avaliação das bombas e bicos injetores, pois se a substância tiver afetado esses componentes, será necessário realizar reparos.
3 – Denunciar o posto

Lembra da nota fiscal que orientamos você a pegar toda vez que abastecer o carro? Então, esse documento é muito importante, pois funciona como um comprovante de que o veículo foi abastecido em um determinado estabelecimento.
Assim, você consegue formalizar uma denúncia na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por meio do telefone 0800 970 0267 ou do site oficial do órgão.
Outro órgão que pode ser acionado é o Procon, pois a venda de combustível adulterado é um crime contra o consumidor.
O post O que fazer se o carro for abastecido com combustível adulterado? apareceu primeiro em Olhar Digital.
