Home Variedade O que realmente podemos esperar do James Webb? Olhar Espacial chama o astrônomo Cristóvão Jacques para responder

O que realmente podemos esperar do James Webb? Olhar Espacial chama o astrônomo Cristóvão Jacques para responder

by
4 minutes read

O telescópio espacial James Webb será o ponto central da entrevista desta semana no Olhar Espacial. Nesta sexta-feira (8), o programa vai conversar com o astrônomo Cristóvão Jacques, associado a CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), a REA (Rede de Astronomia Observacional) e a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), além de sócio-proprietário do Observatório SONEAR na cidade de Oliveira, em Minas Gerais.

Junto dele estará o apresentador e colunista do Olhar Digital, Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Leia também

Choque de corpos planetários será observado pelo telescópio James WebbTelescópio Espacial James Webb vai observar cometas em breveTelescópio James Webb tem sinal verde para uso do primeiro instrumento científico

O telescópio espacial James Webb será o tema central do Olhar Espacial desta sexta-feira (8), que contará com o astrônomo Cristóvão Jacques, da CEAMIG (Imagem: NASA/Acervo/Reprodução)

Possivelmente o projeto mais ambicioso do setor da astronomia, o telescópio espacial James Webb é o maior do tipo já lançado, e o Olhar Espacial vai tratar de todo o seu histórico, conversando sobre a sua conceitualização até a sua entrega, passando pelos seus inúmeros adiamentos e percalços até o dia em que ele deixou a Terra, em 25 de dezembro de 2021.

O James Webb é o sucessor espiritual do famoso telescópio Hubble, e consiste no mais poderoso instrumento de observação já desenvolvido. Uma colaboração contínua entre a NASA, a ESA (agência espacial espanhola) e a agência espacial canadense, o projeto tem por objetivo olhar e analisar os corpos celestes mais distantes – tão distantes que o próprio Hubble é incapaz de vê-los.

O telescópio voltou às manchetes internacionais recentemente, após seus testes de condicionamento de instrumentos revelarem a imagem infravermelha mais distante já registrada, bem como a alta expectativa para o dia 12 – próxima terça-feira -, quando a NASA prometeu revelar a primeira imagem para estudo científico tirada pelos seus imensos espelhos. A expectativa é alta: supostamente, a imagem é tão grandiosa que oficiais da agência até choraram.

Não deixe de acompanhar o Olhar Espacial desta sexta, a partir das 21h (horário de Brasília).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post O que realmente podemos esperar do James Webb? Olhar Espacial chama o astrônomo Cristóvão Jacques para responder apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment