O que rolou? Apple Intelligence não está mais disponível no site da Apple

O site da Apple passou por uma mudança sutil, mas que faz muita diferença para a empresa: os dizeres “disponível agora” não aparecem mais na página do Apple Intelligence. O motivo é que a Divisão Nacional de Publicidade (NAD) dos Estados Unidos recomendou que a companhia removesse a frase para não ‘enganar’ os usuários quando à disponibilidade real da IA.

Isso porque a inteligência artificial não estava completamente disponível no lançamento do iPhone 16, como a mensagem pode dar a entender. Alguns recursos devem ser lançados só nos próximos meses.

O órgão atua nos EUA. No Brasil, nada mudou.

Apple acatou as recomendações (Imagem: 1000 Words / Shutterstock)

O que aconteceu com o Apple Intelligence nos EUA?

O NAD faz parte da organização sem fins lucrativos BBB National Programs e analisa a veracidade das campanhas publicitárias nos Estados Unidos. Após uma investigação, o órgão recomendou que a Apple “descontinuasse ou modificasse” os dizeres “disponível agora” presentes no topo da página do Apple Intelligence.

Um comunicado da NAD explicou que a frase no site “transmitia razoavelmente a mensagem” de que recursos da IA da empresa, como Notificações Prioritárias, Image Playgroud, integração com ChatGPT e Genmoji, estavam disponíveis junto ao lançamento do iPhone 16. Isso não aconteceu. Na verdade, quando o aparelho foi lançado no ano passado, contava apenas com ferramentas de escrita e um recurso para remover objetos indesejados de fotos.

Mais recursos devem ser lançados nas próximas atualizações do sistema operacional da Apple.

Assim como no Brasil, o site dos EUA adicionava um asterisco levando para uma nota de rodapé, que deixava claro o que acabamos de explicar. No entanto, o órgão decidiu que isso não era suficiente.

A Siri turbinada com IA enfrentou o mesmo problema: ela continha os dizeres “disponível agora” no site, mas ainda não foi lançada. A NAD também recomendou que a frase fosse removida – e a Apple obedeceu.

No site no Brasil, nada mudou (Imagem: Apple/Reprodução de tela)

E no Brasil?

  • Como explicamos, o NAD é dos Estados Unidos. No Brasil, a Apple não enfrentou essa investigação e, portanto, não precisou retirar os dizeres “disponível agora” do site;
  • A situação é a mesma dos EUA antes da recomendação da NAD: apesar da ‘disponibilidade’, os recursos de IA não foram lançados e há asteriscos na página levando para notas de rodapé.
  • Elas explicam que o Apple Intelligence está disponível apenas na versão beta no sistema iOS 18, apenas em alguns modelos e idiomas (isso inclui o português), e que alguns recursos só estarão disponíveis em atualizações nos próximos meses.
Maioria dos recursos do Apple Intelligence só estarão disponíveis na próxima atualização (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

O que diz a Apple?

A Apple obedeceu todas as recomendações. No caso da Siri, a empresa até descontinuou um vídeo chamado “Siri Mais Pessoal”, que mostrava Bella Ramsey (intérprete em The Last of Us) usando a tecnologia para descobrir o nome de uma pessoa que conheceu há meses.

Leia mais:

A empresa se manifestou em comunicado à imprensa, repercutido pelo The Verge:

Embora discordemos das conclusões do NAD relacionadas aos recursos que estão disponíveis para os usuários agora, agradecemos a oportunidade de trabalhar com eles e seguiremos suas recomendações.

Apple, em comunicado à imprensa

O post O que rolou? Apple Intelligence não está mais disponível no site da Apple apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

LG terá monitor com tela OLED de listras RGB poderoso na CES 2026

Notebooks para estudar: opções variadas com desconto no Magazine Luiza

12 filmes de comédia natalina para maratonar