As coordenadas geográficas servem para localizar qualquer ponto na superfície da terra. A latitude mede a distância para norte ou sul em relação ao Equador, enquanto a longitude mede a distância para leste ou oeste do Meridiano de Greenwich.
Mas esses pontos de referência nem sempre foram definidos dessa forma. E mesmo depois da padronização, ainda há curiosidade que chamam atenção. É o caso da Ilha Nula, o ponto 0,0 do mapa.

Coordenadas geográficas tiveram que ser padronizadas
Imagine que, há centenas de anos, você precisasse navegar pelo mundo, mas não sabe para onde ir. As coordenadas no mapa ajudam a guiar esse caminho. Mas imagine outro cenário: cada país faz um mapa diferente e, dependendo de qual deles você use, a informação é diferente.
Cada país queria que ser o ponto 0 do mapa, de onde as coordenadas começavam. Segundo o site IFLScience, a França queria que fosse em Paris, enquanto a China queria que fosse em Pequim. Basicamente, cada nação queria ser o ponto 0, por conveniência para eles mesmos.
Isso mudou em 1884. O presidente americano Chester Arthur convocou a Conferência Internacional do Meridiano, em Washington, que recebeu representantes e astrônomos de 25 países para decidir sobre um Meridiano Principal universal. Ficou definido que a latitude 0 seria o Equador e a longitude 0 seria o Meridiano de Greenwich, em Londres, onde fica o Observatório Real de Greenwich.

O que existe na coordenada 0,0?
O coordenada 0,0 é onde a latitude 0 e longitude 0 se encontram. Ou seja, o ponto central do mapa, onde o Equador encontra o Meridiano de Greenwich.
Um dos motivos para a definição do Meridiano de Greenwitch como longitude 0 é porque ele passa quase inteiramente por água, não favorecendo (quase) nenhum país. A coordenada 0,0 também é na água, em um local no Golfo da Guiné, próximo à costa oeste da África, no Oceano Atlântico oriental, na zona tropical (por causa do Equador).
Basicamente: é um ponto aleatório na água.
Mas tem mais. Quando alguém digitaliza um mapa usando o sistema de informações geográficas (SIG), os dados são convertidos em coordenadas. O processo é simples, mas tem falhas que, corriqueiramente, criam endereços inválidos que acabam sendo alocados como 0,0.
Em algum momento da história, o ponto 0,0 foi nomeado como Ilha Nula, um local onde todos os lugares cadastrados erroneamente vão parar. Pensando nisso, a Natural Earth desenhou manualmente uma ilha de 1 metro quadrado onde deveria ficar a Ilha Nula. Ela não existe no mundo físico, apenas digital.

Leia mais:
- Como descobrir o CEP de um endereço pelo Google Maps
- Como usar coordenadas geográficas para fazer buscas no Google Maps
- Dá para descobrir a localização de alguém usando um vídeo? Entenda
Ilha Nula é fictícia, mas realmente tem algo na coordenada 0,0
- Apesar da Ilha Nula ser inventada, existe algo no ponto 0,0: uma boia;
- Trata-se da boia conhecida como Estação 13010 – Soul, que faz parte do sistema Prediction and Research Moored Array in the Atlantic;
- O sistema usa os objetos para monitorar temperatura, umidade e velocidade do vento, que ajudam a desenvolver modelos climáticos e previsões meteorológicas.
O post O que tem na coordenada 0,0 da Terra? Conheça a Ilha Nula apareceu primeiro em Olhar Digital.