Exibido na noite do último domingo (30 de novembro), o episódio 6 de IT: Bem-Vindos a Derry prepara o público para um final de temporada repleto de tragédias. E um dos locais que devem ser palco para elas é o Black Spot, um bar frequentado pela comunidade negra da cidade.
O que acontece por lá é um dos pontos mais conhecidos do livro de Stephen King e se mostra um momento definidor da história pessoal de Dick Halloran. No entanto, a série da HBO Max vai fazer algumas mudanças para dar um novo contexto às ações que vão marcar a história de violência da cidade.
O que vai acontecer no Black Spot em IT: Bem-Vindos a Derry?
No livro IT: A Coisa, o Black Spot se transforma no local do massacre de boa parte da população negra da cidade — entre os poucos sobreviventes estão Dick Halloran e Leroy Hanlon. Enquanto no livro de King a situação é motivada pela influência de Pennywise e pelo racismo da população local, na série um ingrediente adicional se faz presente.
- Nela, a população local acredita que Hank Grogan, que trabalha como projecionista no cinema da cidade, é responsável pelo massacre de crianças visto nos episódios iniciais da produção;
- Assim, quando ele busca refúgio no Black Spot, aqueles que desejam matá-lo se direcionam ao local;
- O ódio que essas pessoas sentem é estimulado tanto por seu próprio racismo quanto pela influência de Pennywise, o real responsável pelo crime;
- Enquanto no livro de Stephen King o massacre acontece na década de 1930, na série ele vai acontecer em 1962, durante o auge das lutas pelos Direitos Civis;
- Assim, ele vai acontecer em um momento que ficou historicamente marcado por ataques da Ku Klux Klan a várias comunidades negras.
Caso IT: Bem-Vindos a Derry siga os escritos de King, o Black Spot deve ser destruído por um grande incêndio, que também vai consumir várias pessoas que estarão presas dentro dele. Quem deve assumir os créditos pela ação é o grupo conhecido como a “Legião da Decência Branca do Maine”, uma versão ficcional que o autor criou para a KKK dentro de seu universo.
IT: Bem-Vindos a Derry mostra grande influência de Pennywise
Além de retratar de forma adaptada eventos que acontecem no livro original de Stephen King, a série da HBO Max também aposta em personagens inéditos para mostrar a influência de Pennywise sobre Derry. O melhor exemplo disso é a Sra. Kersh, que foi manipulada toda a sua vida para contribuir com as ações do vilão.

No capítulo mais recente de IT: Bem-Vindos a Derry, ela revela que tem se vestido como o palhação Periwinkle com o objetivo de assustar crianças. Ela faz isso motivada pelo desejo de voltar a ver seu pai — que era o humano que um dia assumiu a identidade de Pennywise —, que está desaparecido há décadas.
A série mostra que a entidade que habita o subterrâneo da cidade alimentou e estimulou esse sentimento, fazendo com que a Sra. Kersh servisse a seus desígnios. Usando sua influência como enfermeira e a proximidade que tem de várias crianças, ela vem ajudando a alimentar o vilão durante anos.
O que esperar do final da temporada?
O episódio 6 de IT: Bem-Vindos a Derry também mostra que a relação entre Pennywise e Dick Halloran vai ser muito importante em sua reta final. A produção revela que, ao libertar os conteúdos que o militar mantinha em sua “caixa”, o vilão fez com que ele retomasse sua capacidade de enxergar os mortos.

Isso vai se mostrar essencial para Halloran se tornar um dos poucos que vai ser capazes de escapar do Black Spot e sobreviver às ações do palhaço assassino. Essa relação também vai ajudar a explicar como o personagem deixa de ser a figura um tanto egoísta que aparece na série.
Na reta final de IT: Bem-Vindos a Derry, o público deve acompanhar o personagem se desiludindo com toda a morte e destruição que seu desejo de acatar de superiores ordens trouxe para a cidade. E isso deve ajudar a explicar como ele virou a figura mais heroica e solícita que os fãs conhecem de obras como O Iluminado e Doutor Sono.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
