Home Variedade O Samsung Galaxy S25 FE é um S24 FE ‘reempacotado’ — [REVIEW]

O Samsung Galaxy S25 FE é um S24 FE ‘reempacotado’ — [REVIEW]

by Fesouza
6 minutes read

A fabricante sul-coreana Samsung já estabeleceu um padrão de lançamentos para a família de smartphones mais poderosa da marca. Meses depois da linha principal, lançada normalmente em janeiro, ela apresenta também uma variante “FE” que é mais acessível em preço.

O Galaxy S25 FE é o novo celular “premium baratinho” da Samsung, com recursos de peso que incluem uma tela OLED de 120Hz, chip Exynos 2400, câmeras de até 50 MP e bateria de 4900 mAh — apesar de algumas concessões para não ser tão caro.

Apesar das boas especificações e do design premium, entretanto, o modelo traz poucas diferenças em relação ao Galaxy S24 FE lançado no ano anterior. Isso levanta uma dúvida: será que ainda vale a pena investir nessa geração? Saiba mais o que achamos do aparelho nesta análise completa.

Design e tela

O design deste modelo segue o padrão da linha Galaxy S25, mas com bordas das câmeras mais finas. Diferente de algumas edições FE anteriores, ele realmente apresenta uma carcaça mais “premium”, digna da linha S.

As laterais são de alumínio resistente e que até fica mais evidente, protegendo melhor a parte traseira de vidro fosco com três opções de cores: preta, azul e azul marinho. Ele é um celular grande, mas é bem leve com 190g e não causou nenhum incômodo após um bom tempo de uso.

Vale destacar aqui também a proteção IP68, que previne contra poeira e respingos d’água.

A tela OLED tem 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de até 120 Hz. Além disso, ele conta com proteção Gorilla Glass Victus — que até protege bem, mas não impede o aparelho de escapar de eventuais arranhões, o que significa que ainda vale usar uma película.

No geral, essa é uma boa tela em termos de qualidade de imagem, até mesmo em ambientes com muita luz, o que realmente já era esperado para um telefone dessa categoria. O leitor biométrico, localizado na parte inferior do painel, também é bem preciso. O problema nisso tudo? É que não tivemos avanços, comparando ele com o S24 FE.

Desempenho

O processador Exynos 2400 da Samsung também não é um salto muito grande em relação à geração anterior, que conta com o chipset Exynos 2400e. Aqui, temos 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento. E ele dissipa bem o calor, ao contrário do Galaxy S25+ da linha principal, que esquenta em qualquer operação.

O Galaxy S25 FE já vem com Android 16 e a One UI 8 de fábrica, o que é prático: essa é a versão mais recente e você não terá que fazer o processo manualmente. Além disso, o suporte para até sete anos de atualizações garante uma vida longa ao aparelho.

O desempenho aqui é o de um celular premium, para os usuários que buscam realmente um aparelho com boa performance, que rode tudo muito bem e não deixa na mão — até mesmo jogos mais pesados, como o Mortal Kombat para celulares.

samsung-galaxy-s25-fe-desempenho
Imagem: Reprodução/TecMundo

Ele também vem com todos os recursos do pacote Galaxy AI e o chatbot Gemini, cumprido essas tarefas muito bem. Elas incluem a edição de imagens, eliminação do ruído nos áudios gravados, o Circule para Pesquisar e a organização de calendário. Inclusive, caso você seja mais conservador e não tenha dado muita chance para a IA do seu celular, fica aqui a sugestão: eles realmente ajudam no dia a dia.

Câmeras

As câmeras do S25 FE são bastante satisfatórias. O conjunto traseiro conta com três sensores. O principal de 50 MP,  um ultra-wide de 12 MP e uma teleobjetiva com zoom óptico de 3x e 8 MP.

Os resultados foram fotos bem interessantes, com excelente definição e dignas mesmo de um flagship. Quanto ao zoom, até o 2x realmente há uma boa qualidade. Porém, basta ultrapassar esse valor para que a imagem fique prejudicada, pelo menos à noite — espere fotos com aquele aspecto de cera, com uma resolução mais baixa.

A câmera de selfies de 12 MP também não decepciona: o celular consegue equilibrar bem as cores e mostrar um resultado bem nítido. Até mesmo as fotos em ambientes mais escuros mostraram um resultado bem satisfatório e o modo retrato recorta bem o objeto principal.

tecmundo-samsung-galaxy-s25-fe-câmeras-traseiras
Imagem: Reprodução/TecMundo

Já na parte de vídeo, o S25 FE filma em resolução 4K até 120 quadros por segundo (fps) e entrega vídeos em ótima qualidade. Para quem é criador de conteúdo e não quer gastar com um Ultra ou um modelo de outras marcas, esse aqui pode ser uma boa opção.

Bateria

Da geração passada para essa, a bateria deu um leve salto: são 4.900 mAh, enquanto no S24 FE eram 4.700 mAh. Na prática, isso garantiu quase dois dias inteiros de bateria em uso moderado, com redes sociais e poucos vídeos.

Porém, ao “estressar” o aparelho com gravações, jogos mais pesados e alto uso, em cerca de sete horas já foi interessante procurar uma tomada para carregar. Durante os testes, o aparelho levou cerca de meia hora até chegar a 50% e um pouco mais de uma hora para atingir a carga completa, o que é dentro do esperado.

O Galaxy S25 FE suporta carregadores com até 45W de potência, mas a Samsung mais uma vez mandou um com apenas 25W. Ou seja, caso você não queira comprar um novo, nem se anima muito com o valor. Vale mencionar que ele também tem suporte a carregadores sem fio e o recurso Wireless Power Share, que carrega a bateria de outros dispositivos.

Vale a pena?

Em resumo, o Galaxy S25 FE por si só é um bom celular. Entretanto, se considerarmos que o salto não foi muito grande em relação ao Galaxy S24 FE, e que você pode encontrar este aparelho por preços bem mais baratos, é possível dizer que não, não vale a pena — principalmente neste momento, em que o lançamento é bem recente.

Isso nos levou a um questionamento: continua valendo a pena fazer essas edições quando, na verdade, elas são apenas atualizações “maquiadas”? Considerando que os celulares da geração anterior também têm um suporte para alguns bons anos, ainda faz sentido garantir o celular mais novo? É uma questão para ser debatida.

Quer saber o que achamos do Galaxy S25 Edge, o celular ultrafino da Samsung? Confira a nossa análise completa!

You may also like

Leave a Comment