Home Variedade Observe Júpiter mais próximo da Terra do que já esteve nos últimos 59 anos

Observe Júpiter mais próximo da Terra do que já esteve nos últimos 59 anos

by
5 minutes read

Em geral, a melhor época do ano para se observar um planeta é durante sua oposição, que é quando ele está do lado oposto do Sol em relação à Terra (que fica entre os dois corpos celestes). Isso vai acontecer com Júpiter neste domingo (25), e com um detalhe muito especial: esta será a maior aproximação entre o gigante gasoso e o nosso planeta no século 21!

Júpiter estará do lado oposto do Sol em relação à Terra no próximo domingo (25), momento em que ficará à menor distância do nosso planeta dos últimos 59 anos. Imagem: Starwalk Space

Na ocasião, Júpiter vai estar a “somente” 590,3 milhões de km daqui. Ou seja, se em condições normais, ele já é uma das maiores atrações do céu, com um brilho três vezes superior à estrela mais brilhante do firmamento, Sirius, a visão nesse dia tem tudo para ser ainda mais incrível.

A face visível do planeta estará completamente iluminada pelo Sol, brilhando em uma magnitude de cerca de -3 (para efeito de comparação, Vênus brilha a -5 e a lua cheia a -13). 

Dessa forma, Júpiter aparecerá maior e mais brilhante do que em qualquer outro momento dos últimos 59 anos, já que a última vez que esteve tão perto do nosso planeta foi em outubro de 1963.

O gigante estará visível logo após o pôr do Sol do dia 25 (por volta das 19h, pelo horário de Brasília) até o amanhecer do dia 26, percorrendo o céu de leste a oeste. A olho nu, o planeta parece uma grande estrela de brilho fixo amarelo. 

Um aplicativo de astronomia, como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium, pode ajudar a saber o local exato. Com essa aproximação máxima, Júpiter estará no melhor momento para ser fotografado, podendo revelar detalhes como as faixas de nuvens coloridas e as quatro maiores de suas 79 luas (Io, Europa, Ganimedes e Calisto).

Recomenda-se encontrar um local com maior elevação, céu escuro e tempo seco, melhorando a visibilidade do planeta.

“As vistas devem ser ótimas por alguns dias antes e depois de 26 de setembro”, disse Adam Kobelski, astrofísico de pesquisa do Centro de Voos Espaciais Marshall, da NASA, em comunicado da agência. 

Leia mais:

Imagens da Sonda Juno revelam as verdadeiras cores de Júpiter; confiraO que aconteceria se a gravidade da Terra fosse igual à de Júpiter?Telescópio James Webb faz nova imagem detalhada de Júpiter

Os planetas do Sistema Solar orbitam o Sol em círculos achatados (elipses), e não em círculos perfeitos, então a Terra e Júpiter cruzam o caminho um do outro a distâncias variadas. Enquanto a Terra leva cerca de 365 dias para orbitar a nossa estrela, Júpiter toma uma rota mais tranquila, completando uma órbita a cada 4.333 dias (ou 12 anos) terrestres.

Grande Mancha Vermelha de Júpiter pode ser observada em mais detalhes

Segundo Kobelski, os astrônomos que usarem um telescópio maior e mais poderoso devem ser capazes de observar a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, uma tempestade que vem se espalhando pela atmosfera do planeta há pelo menos dois séculos.

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter poderá ser observada com o máximo de detalhes possível. Imagem: NASA, ESA, A. Simon (Goddard Space Flight Center) e MH Wong (University of California, Berkeley)

Com cerca de 16 mil km de diâmetro, acredita-se que a Grande Mancha Vermelha seja a maior tempestade do Sistema Solar. Nela, ventos sopram violentamente entre 430 km/h e 685 km/h. 

Observações recentes feitas pela sonda Juno, da NASA, apontaram que a tempestade também tem uma profundidade surpreendente: pode chegar a 500 km, o suficiente para ir do ponto mais fundo no oceano da Terra até a Estação Espacial Internacional (ISS).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Observe Júpiter mais próximo da Terra do que já esteve nos últimos 59 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.

You may also like

Leave a Comment