Olhar do Amanhã: o momento decisivo na era das IAs

Se depender da Nvidia, ficará mais fácil, rápido e barato desenvolver modelos de raciocínio de IA. A tecnologia é uma das grandes apostas do setor de tecnologia atualmente, inclusive com adesão das big techs.

Durante o evento Nvidia GTC, que aconteceu na tarde da última terça-feira (18), o CEO Jensen Huang anunciou novidades voltadas para o setor de IA. Uma delas é o Blackwell Ultra, uma evolução do poderoso chip Blackwell. A promessa é que a atualização melhore o tempo de treinamento e teste de modelos de raciocínio de IA, agentes de IA e IA física (leia: robôs).

Blackwell ganhou atualização para escalonar produção de modelos de raciocínio (Imagem: Nvidia/Reprodução)

Os modelos de raciocínio conseguem dividir uma tarefa em diferentes etapas e revelar qual foi a linha de pensamento para chegar até uma resposta, permitindo a resolução de tarefas complexas. Na prática, a novidade da Nvidia possibilita a construção dessas tecnologias em larga escala, o que, para Huang, é um “salto gigante” na computação da IA.

Leia mais:

Além disso, a expectativa é que a novidade aumente em 50 vezes as oportunidades de receita para companhias do setor – algo bem-vindo depois dos investimentos bilionários do início do ano. Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure (divisões de nuvem das empresas) estão entre os clientes que usarão o Blackwell.

Uma novidade e tanto! Esse é justamente o assunto da coluna Olhar do Amanhã da semana, com o doutor Álvaro Machado Dias, neurocientista, futurista e colunista do Olhar Digital News. Acompanhe!

O post Olhar do Amanhã: o momento decisivo na era das IAs apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Dublador de Tanjiro, Natsuki Hanae, fala sobre evolução do personagem até Castelo Infinito

França pede investigação criminal contra TikTok por riscos a jovens

Insônia crônica aumenta em 40% o risco de desenvolver demência, revela estudo