Em constante expansão, o Universo nasceu há cerca de 13,8 bilhões de anos, com o Big Bang, um evento que marcou o início de tudo o que conhecemos. Naquele momento, toda a matéria e energia estavam concentradas em um ponto infinitamente denso. A partir dessa explosão, o cosmos começou a se expandir, dando origem às galáxias, estrelas e planetas.
Há tempos, cientistas tentam compreender como se deu esse processo, buscando recriar as condições que deram origem ao Universo. Cada novo dado obtido por tecnologias cada vez mais modernas aproxima a humanidade de respostas que ainda parecem distantes – mantendo um mistério fascinante e, ao mesmo tempo, desafiador.
Leia mais:
- Como um cisne de pelúcia milenar da Sibéria está relacionado à criação do Universo?
- Mapa inédito de nuvens de gás pode fornecer pistas sobre o Universo primitivo
- Computação quântica simula possível apocalipse do Universo
Divulgadoras científicas compartilham conhecimento sobre o Universo
No Olhar Espacial desta sexta-feira (21), uma dupla incrível de convidadas vai contribuir com o nosso conhecimento sobre o tema, em um programa dedicado à presença feminina na ciência.
A União Astronômica Internacional (IAU) desenvolveu o projeto “Mulheres e Meninas na Astronomia”, que apoia eventos que reconhecem o papel das mulheres no avanço da ciência e incentiva todas, dentro e fora do espectro de gênero, a considerar carreiras voltadas ao espaço.
Esse projeto está ativo ao longo de todo ano, com foco especial entre duas Jornadas Internacionais adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU): o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em 11 de fevereiro (que completa 10 anos em 2025), e o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
Como parte dessa iniciativa, o Programa Olhar Espacial vai dedicar quatro sextas-feiras à participação feminina na astronomia, recebendo a cada edição uma profissional experiente para um bate papo com uma jovem com interesse em seguir carreira na ciência.
Na semana passada, o episódio de estreia da série contou com Maria Gabriela Gomes, especialista em Física de Partículas Experimental, e da jovem entusiasta da astronomia Eloá Gabrielly. Confira o programa na íntegra aqui.
Esta noite, o segundo episódio recebe Larissa Santos, doutora em astrofísica pela Universidade de Roma “Tor Vergata” e atualmente professora do Centro de Gravitação e Cosmologia da Universidade de Yangzhou, na China. Ela trabalha com cosmologia, que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo.
Comunicadora, faz divulgação científica na internet (aqui), assim como a Raíssa Carvalho, estudante de Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que também tem um belo trabalho de divulgação da astronomia nas redes sociais (aqui).
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.
O post Olhar Espacial debate as origens do Universo apareceu primeiro em Olhar Digital.