Ômega-3 pode proteger mulheres contra o Alzheimer

O ômega-3 é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Apesar disso, a substância não é produzida pelo nosso organismo, sendo necessária a obtenção dela através da alimentação ou suplementação. 

Este ácido graxo atua na formação de membranas celulares, na geração de sinais anti-inflamatórios, no suporte à elasticidade dos vasos sanguíneos e até na redução dos triglicerídeos. E um novo estudo acaba de revelar que ele pode ser mais importante do que imaginávamos.

O Alzheimer é considerado a forma de demência mais comum do mundo (Imagem: Lightspring/Shutterstock)

Diferença clara entre homens e mulheres

  • De acordo com cientistas do King’s College London e da Queen Mary University London, os ácidos graxos podem proteger as mulheres contra o Alzheimer.
  • O trabalho identificou níveis de ômega-3 em pacientes diagnosticadas com a doença muito menores do que os encontrados em pessoas saudáveis.
  • Apesar da possível relação, o mesmo não foi observado quando homens foram analisados.
  • Uma possível explicação é que os lipídios, que desempenham funções importantes na estrutura e função neuronal, têm um papel diferente na doença de acordo com o sexo.
  • As conclusões foram descritas na revista Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association.
  • As informações são do portal EurekAlert!.

Leia mais

Ômega-3 pode ser obtido através da alimentação ou suplementação (Imagem: artem evdokimov/Shutterstock)

Descoberta abre novas possibilidades na luta contra o Alzheimer

Durante o trabalho, foram avaliados 841 pacientes que tinham Alzheimer. Através de espectrometria de massa, a equipe analisou 700 lipídios individuais no sangue. A conclusão foi que houve um número acentuado de lipídios com saturação, considerados prejudiciais à saúde, em mulheres com a doença.

Segundo os pesquisadores, a descoberta revela que a biologia lipídica do Alzheimer pode ser diferente entre os sexos, abrindo novos caminhos para o tratamento da doença. Uma das possibilidades é aumentar a presença de ômega-3 nas dietas de mulheres.

Em todo o planeta, estima-se que mais de 55 milhões de pessoas vivam com a doença neurodegenerativa (Imagem: SewCreamStudio/Shutterstock)

No entanto, a própria equipe responsável pelo estudo admite que são necessários novos estudos para determinar se a mudança na composição lipídica pode influenciar a trajetória biológica da doença. Eles também querem entender quais são diferenças deste processo nos homens.

O post Ômega-3 pode proteger mulheres contra o Alzheimer apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Ministério Público prende quadrilha especializada em golpe do boleto falso

Novo golpe usa QR Code para enganar sistemas de segurança

Google leva Gemini para sua casa inteligente