No último domingo (4), o Critics Choice Awards trouxe como destaque para o público brasileiro a vitória de O Agente Secreto como Melhor Filme Internacional. No entanto, o trabalho de Kleber Mendonça Filho não foi o único a reconhecer um talento nacional — o mesmo aconteceu com Sonhos de Trem, longa lançado em novembro de 2025.
Embora seja uma obra estrangeira, o título ganhou o prêmio de Melhor Fotografia da cerimônia. Com isso, ele reconheceu o trabalho bem-feito do brasileiro Adolpho Veloso, que havia trabalhado anteriormente em projetos como Jockey, Rodantes e Mosquito.
Sobre o que é Sonhos de Trem?
O longa-metragem que rendeu o prêmio a Veloso é uma adaptação do livro de mesmo nome — Train Dreams, no original —, publicado em 2011 por Denis Johnson. Dirigido e roteirizado por Clint Bentley, o filme de Sonhos de Trem acompanha a história de Robert Grainier, interpretado pelo ator Joel Edgerton.
- A história acompanha os 80 anos de vida do personagem, que vive nos Estados Unidos entre o final do século XIX e o final dos anos 1960;
- O protagonista trabalha para a Spokane International Railway, ajudando a expandir a malha ferroviária do país;
- Apesar de ter uma família amorosa, Grainier é forçado a se isolar dela para buscar trabalho;
- Sonhos de Trem é marcado por vários episódios brutais, que envolvem mortes por vingança e vários acidentes;
- Com tons dramáticos, a história mostra como a falta de educação formal do protagonista torna bastante desafiante sua vida e a de seus familiares diante de várias mudanças culturais e econômicas.
Apesar de só ter levado para casa o troféu de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards, Sonhos de Trem foi bastante reconhecido pela premiação. Além da categoria em que venceu, o longa também era considerado um forte concorrente em opções como Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Canção.
Onde assistir Sonhos de Trem?
A boa notícia para o público brasileiro é que Sonhos de Trem já está disponível em uma plataforma de streaming. Na Netflix já é possível conferir a história completa, que traz 120 minutos de duração e nomes como Felicity Jones, Kerry Condon, William H. Macy e Will Patton em seu elenco principal.
Editado por Parker Laramie, o longa-metragem tem sua trilha sonora assinada por Bryce Dessner (da banda The National), produção da Black Bear e Kamala Films e distribuição da própria Netflix. No Rotten Tomatoes, ele traz 95% de aprovação da crítica especializada e de 90% do público do agregador.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!