Disponível em modo beta na série Galaxy S25, a versão estável da One UI 8.5 deve estrear ainda em fevereiro, assim que a Samsung lançar os celulares Galaxy S26. Em seguida, a interface atualizada será fornecida para mais dispositivos.
No entanto, muitos celulares e tablets da gigante sul-coreana não terão acesso a ela, devido ao fim do ciclo de updates desses aparelhos. Baseada no Android 16, a atualização anunciada em dezembro passado traz diversas melhorias.
Quais dispositivos não receberão a One UI 8.5?
O lançamento da próxima versão da interface da Samsung marca o encerramento do suporte para modelos que chegaram ao limite de atualizações do sistema oferecidas pela fabricante. Isso inclui dispositivos premium de gerações passadas e aparelhos básicos mais recentes.
Como destaca o Gizmochina nesta segunda-feira (09), esses smartphones e tablets provavelmente ficarão sem a atualização para a One UI 8.5:
Série Galaxy S
- Galaxy S21;
- Galaxy S21+;
- Galaxy S21 Ultra;
- Modelos Galaxy S mais antigos.
Série Galaxy Z
- Galaxy Z Fold 3;
- Galaxy Z Flip 3;
- Modelos Galaxy Z mais antigos.
Série Galaxy A
- Galaxy A23;
- Galaxy A14;
- Galaxy A05;
- Galaxy A05s;
- Modelos Galaxy A mais antigos.

Série Galaxy M
- Galaxy M14;
- Galaxy M05;
- Modelos Galaxy M mais antigos.
Série Galaxy F
- Galaxy F14;
- Galaxy F05;
- Modelos Galaxy F mais antigos.
Série Galaxy Tab
- Galaxy Tab Active 4 Pro;
- Modelos mais antigos do Galaxy Tab.
Série Galaxy XCover
- Galaxy XCover 6 Pro;
- Modelos Galaxy XCover mais antigos.
Esses dispositivos devem ficar restritos à One UI 7 com Android 15, sem receber novas funcionalidades baseadas em IA, mudanças no layout da interface e outras melhorias. Muitos desses recursos exigem capacidade de processamento não oferecida por tais modelos.
Apesar da ausência de atualização do sistema, alguns desses aparelhos vão continuar recebendo updates de segurança fornecidos pela Samsung, garantindo maior proteção contra falhas exploradas em ataques cibernéticos.
Melhorias da One UI 8.5
Com atualizações significativas no visual e nas funções do sistema, a nova versão da interface da Samsung traz painel de Configurações Rápidas customizável, permitindo escolher o layout de cada botão e controle deslizante. Também há efeito 3D nos ícones de apps nativos.
Outros destaques são o ajuste automático na tela de bloqueio para que a data e a hora não cubram o tema do papel de parede, o modo de gravação parcial da tela e o bloqueio inteligente de notificações de anúncios. A ferramenta Assistente de Fotos também foi aprimorada.
Tem um dos celulares ou tablets que não serão atualizados? O que pretende fazer? Conta pra gente, comentando nos perfis do TecMundo no Instagram e no Facebook.
