A One UI 8 foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (09). Baseada no Android 16, a nova versão do sistema da Samsung chega com refinamentos na experiência do usuário, mais funcionalidades para telas dobráveis e recursos inéditos em ferramentas do Google, como o Gemini Live e o Circular para Pesquisar.
Nesta atualização, a Samsung segue o foco em melhorar a usabilidade, com animações mais suaves e uma interface ainda mais polida. Um dos destaques em personalização está na tela de bloqueio, que agora oferece um relógio dinâmico, capaz de se adaptar aos elementos visuais do plano de fundo.

IA em destaque: Galaxy AI evolui
O grande destaque da vez é a integração mais profunda de inteligência artificial, naquilo que a Samsung chama de “AI Ultra Experience”. As novidades expandem as capacidades do Galaxy AI, introduzindo o Gemini Live — versão em tempo real do assistente da Google — e melhorias específicas para telas grandes, como as dos novos dobráveis Z Fold 7 e Z Flip 7.
Além disso, o Circular para Pesquisar ganhou uma atualização importante: agora, pode ser usado também durante jogos, funcionando como um assistente que dá dicas contextuais e instruções personalizadas para superar obstáculos no gameplay.
Melhorias práticas no dia a dia
A One UI 7 trouxe diversos recursos novos, mas muitos deles chegaram com suporte limitado — como a Now Bar, que funciona com poucos apps. Na One UI 8, a Samsung corrige esse problema ao integrar o novo padrão do Android 16: as Live Activities. Com isso, recursos como Live Notifications e Now Bar passam a ser compatíveis com um número bem maior de aplicativos, sem exigir adaptações manuais por parte dos desenvolvedores.

O update também traz novos formatos de visualização de conteúdo, especialmente otimizados para apps nativos como o Samsung Internet, Notas e o gravador de voz. Em aparelhos dobráveis, o gesto de arrastar e soltar para uso em tela dividida também foi aprimorado, oferecendo uma experiência mais fluida e intuitiva.
Disponibilidade
A One UI 8 com Android 16 estreia nos recém-lançados Galaxy Z Fold 7, Z Flip 7 e Z Flip 7 FE, mas deve chegar a outros modelos em breve. Na linha de sucessão, o próximo da fila é o Galaxy S25, atualmente o único compatível com as versões beta do sistema.
Ainda não há um cronograma oficial, mas, considerando a rapidez com que a Samsung conduziu o desenvolvimento e a liberação desta versão, é provável que mais aparelhos sejam atualizados nas próximas semanas. Fique atento à estratégia de distribuição da marca para saber quando o update chegará ao seu celular.
Acompanhe o TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre atualizações da Samsung e do universo Android.
Matéria em atualização…