OneDrive vai ganhar novo app desktop para gerenciamento e edição de fotos e vídeos

A Microsoft vai lançar um novo aplicativo do OneDrive para Windows em 2026. O programa vai incluir uma nova galeria de fotos salvas na nuvem, recursos alimentados por inteligência artificial e ferramentas de edição básicas.

Diferente da versão atual, que funciona principalmente como um complemento do sistema operacional acessível pela Barra de Tarefas, o novo programa será um app completo, com interface própria e recursos mais robustos.

O OneDrive foi repaginado e promete ser um gerenciador de mídias salvas na nuvem. (Fonte: Microsoft/Reprodução)

Entre as novidades, o destaque é o Photos Agent (“Agente de fotos”, em tradução livre), uma função alimentada por inteligência artificial que promete facilitar a busca por imagens. O recurso permitirá, por exemplo, pedir ao chatbot para mostrar “as melhores fotos do último final de semana”, e ele retornará um conjunto selecionado de registros que julgar mais relevantes.

O novo OneDrive também terá uma aba chamada Momentos, que funcionará de forma semelhante às “Recordações” do Google Fotos. A seção reunirá fotos e vídeos organizados automaticamente em curadorias de eventos ou períodos específicos — um recurso interessante para revisitar lembranças antigas (e talvez até fotos que você preferiria esquecer).

Outra mudança importante é que o aplicativo futuramente permitirá gerenciar mídias armazenadas localmente no dispositivo, sem precisar sincronizá-las com o espaço na nuvem. Isso deve tornar o OneDrive mais versátil e útil para quem quer centralizar o gerenciamento de arquivos e imagens.

O novo app faz parte de um pacote de atualizações que a Microsoft prepara para o seu serviço em nuvem, anunciado nesta quarta-feira (8). Resta saber se as novidades serão suficientes para convencer usuários a adotarem o OneDrive em vez de opções mais populares — e baratas — do mercado.

Mais novidades do OneDrive

As outras novidades incluem:

  • Novo atalho para consultar o Copilot;
  • Compartilhamento de arquivos com links permanentes, mas com permissões ajustáveis a qualquer momento;
  • Edição com IA no app para celular;
  • Agrupamento automático de fotos duplicadas.

Parte das adições chega exclusivamente para assinantes do Microsoft 365.

Quer acompanhar mais novidades sobre o Windows, a Microsoft e o mundo da tecnologia? Siga o TecMundo e fique por dentro de tudo o que acontece no universo dos softwares, inteligência artificial e computação em nuvem.

Related posts

Matriz verde do Brasil atrai interesse de data centers de IA, diz IBM

Amazon desafia Microsoft e Google com nova ferramenta de IA para o trabalho

Visitante interestelar perde água e pode mudar o que sabemos sobre sistemas estelares alienígenas