Ônibus elétrico da Scania será fabricado no Brasil

O primeiro ônibus 100% elétrico da Scania será produzido no Brasil. O modelo, chamado K 230E B4x2LB, faz parte dos investimentos da empresa em energia limpa. A previsão é que sejam produzidas 50 unidades e que as entregas sejam feitas a partir de 2025.

Leia mais

Conheça a nova empresa de ônibus elétricos que chega ao Brasil

Brasil não precisa de transição urgente para carros elétricos, opina professora da USP

Carros elétricos: Brasil tem trunfo no mercado global de baterias

Modelo já é produzido na Polônia (Imagem: divulgação/Scania)

Ônibus elétrico será produzido em São Bernardo do Campo

O anúncio foi realizado nesta semana após encontro do Ministro da Indústria e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, com o presidente e CEO da Operação Industrial da Scania, Christopher Podgorski.

Parte dos recursos investidos no Brasil será direcionada para a produção do ônibus na fábrica da empresa no país a partir de março de 2025.

No total, serão investidos R$ 60 milhões para que a planta de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, possa fabricar os chassis para os ônibus elétricos.

A #NIB segue avançando. O vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, visitou a fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), de onde partem veículos e componentes para toda a América Latina, África, Ásia e Oriente, e celebrou novos investimentos para a indústria. pic.twitter.com/6TI6sUqOMD

— MDIC (@MDICoficial) June 21, 2024

Capacidade para até 80 passageiros

O modelo que será oferecido no mercado brasileiro é o mesmo produzido pela Scania na Polônia. O ônibus elétrico tem 12 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros.

Segundo a empresa, ele será equipado com até 5 pacotes de baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC). Importadas da Suécia, as baterias modulares oferecem pacotes de 104 kWh e podem ser instaladas no teto e na parte de trás dos ônibus.

Ainda de acordo com a Scania, as baterias produzidas pela parceira Northvolt oferecem autonomia de 250 km a 300 km. A companhia informou ainda que o sistema de recarga é de 130 kW, e que o tempo necessário para recuperar a carga total das baterias varia entre 2h30 e 2h e 50 minutos.

O post Ônibus elétrico da Scania será fabricado no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Câmara aprova novo imposto para serviços de streaming

Bill Gates diminui riscos das mudanças climáticas e é criticado por Haddad

Tecnologia, customização e experimentação: Adamantiun inaugura sua primeira loja física