A OpenAI revelou que seu projeto de infraestrutura Stargate, antes estimado em US$ 500 bilhões, é agora ainda mais ambicioso. A iniciativa vai além da criação de uma nova empresa: engloba praticamente todos os projetos de data centers e chips de IA da companhia. As informações são da Reuters.
O CEO Sam Altman tem defendido que a chave para o avanço da IA é ampliar drasticamente a capacidade de computação.
Seu objetivo, segundo escreveu em blog, é “construir um gigawatt de infraestrutura de IA por semana”. A escassez de poder computacional já levou a empresa a adiar o lançamento de produtos fora dos EUA.
Planos ainda maiores
- O plano expandido inclui cinco novos data centers de IA nos EUA — três em parceria com a Oracle, dois ligados à SoftBank e a ampliação do megacentro em Abilene, Texas, considerado o projeto principal.
- Ao todo, os sites devem fornecer cerca de 7 dos 10 gigawatts inicialmente planejados para o Stargate.
- Para financiar a expansão, a OpenAI fechou um acordo de até US$ 100 bilhões com a Nvidia, com pagamento parcelado de chips de GPU, o que pode reduzir custos em até 15%.
- A empresa também considera recorrer ao mercado de dívida para viabilizar futuras instalações.
Leia mais:
- China ganha imenso data center de IA com chips domésticos
- Parceria entre Nvidia e OpenAI fortalece setor de IA, dizem analistas
- Nvidia gasta bilhões para consolidar liderança em IA
Sam Altman confiante
Apesar das preocupações de investidores com uma possível “bolha da IA”, Altman se mantém otimista.
“Não podemos ficar para trás na necessidade de montar a infraestrutura para fazer essa revolução acontecer”, disse durante um briefing em Abilene, ao lado de executivos da Oracle, SoftBank e políticos dos EUA.
A OpenAI negocia com múltiplos parceiros e, embora a Microsoft continue a ser uma aliada estratégica, ela não participa diretamente dos projetos Stargate.
O post OpenAI amplia projeto Stargate e planeja “gigawatts de IA” por semana apareceu primeiro em Olhar Digital.