A OpenAI já vinha dando dicas de que o lançamento de seu modelo de IA mais atual, o GPT-5, estava próximo. A desenvolvedora acabou de dar mais uma pista (nada sutil) ao anunciar que realizaria uma transmissão ao vivo nesta quinta-feira (07), às 14hrs (horário de Brasília).
Pode não parecer nada extraordinário, mas, na publicação no X, a OpenAI trocou o “s” de “livestream” por “5”. Além disso, a empresa costuma anunciar suas novidades em transmissões ao vivo.
LIVE5TREAM THURSDAY 10AM PT
— OpenAI (@OpenAI) August 6, 2025
OpenAI deve anunciar GPT-5 amanhã
A publicação é só mais uma das pistas nada discretas que a OpenAI tem dado sobre o lançamento do GPT-5 estar próximo. Conforme reportado pelo Olhar Digital, executivos da empresa – incluindo o CEO Sam Altman – já davam indícios dessa proximidade:
- Boris Power, que chefia a parte de pesquisa aplicada na OpenAI, postou no X na segunda-feira (04): “Animado para ver como o público vai receber o GPT-5!”;
- Altman postou (também no X) no domingo (03): “Pantheon é uma série muito boa!”. A publicação pode ter sido aleatória, mas um usuário questionou: “o GPT-5 que recomendou [a série]?”. E o CEO respondeu: “Pior que sim!”. Ele ainda revelou um print mostrando o símbolo do GPT-5 no topo da página;
- Já Tom Warren, em nota publicada na página inicial do site The Verge, observou: “a OpenAI adora lançar novidades às quintas-feiras”.
Não sabemos exatamente o que a OpenAI vai anunciar no evento ao vivo de quinta-feira. Mas o GPT-5 é a aposta mais provável.

O que esperar do ChatGPT 5?
O GPT-5 está sendo discutido desde 2024, mas poucos detalhes foram revelados pela OpenAI. O que sabemos é que ele terá um “nível de inteligência superior”, mais integração e funcionamento simplificado em relação a outros modelos da desenvolvedora.
Além disso, a novidade será um modelo de raciocínio, capaz de ‘pensar’ de forma aprofundada antes de responder às solicitações.

Mais um lançamento para a OpenAI
A OpenAI já anunciou um lançamento importante nesta semana: o gpt-oss, seu primeiro modelo aberto em seis anos. Isso significa que ele pode ser baixado, personalizado e executado gratuitamente, inclusive para fins comerciais.
O modelo é uma verdadeira virada de chave para a desenvolvedora, que, desde 2019, só apostava em tecnologias fechadas. E o motivo para essa mudança pode ter sido a chinesa DeepSeek.
Leia mais:
- OpenAI tem plano para impulsionar (ainda mais) seu valor de mercado
- 10 melhores chatbots para usar no ChatGPT
- Busca profunda no ChatGPT: o que é, como funciona, e como usar
Veja os detalhes sobre o gpt-oss e a mudança na estratégia da OpenAI neste link.
O post OpenAI anuncia evento de lançamento do GPT-5 – já nesta semana! apareceu primeiro em Olhar Digital.