OpenAI e Microsoft já foram grandes aliadas, mas tudo mudou

A aliança entre Sam Altman, CEO da OpenAI, e Satya Nadella, CEO da Microsoft, antes considerada uma das mais estratégicas do setor de tecnologia, passa por sua fase mais conturbada, como explica o Wall Street Journal.

O relacionamento, iniciado com entusiasmo e cooperação, está agora marcado por desconfianças, disputas por poder e planos divergentes para o futuro da inteligência artificial.

A parceria começou em 2018 após um encontro casual entre os dois executivos em uma conferência nos EUA. Pouco depois, em 2019, a Microsoft investiu US$ 1 bilhão na OpenAI, obtendo acesso exclusivo à sua tecnologia e se tornando sua fornecedora oficial de infraestrutura em nuvem.

Com o lançamento do ChatGPT em 2022, a OpenAI acelerou a corrida pela IA generativa. A Microsoft colheu os frutos, triplicando o valor de suas ações e reposicionando-se como líder em inovação. O investimento foi ampliado para mais de US$ 10 bilhões em 2023.

Leia mais:

Contratações polêmicas e o surgimento de projetos paralelos minaram a confiança entre os CEOs – Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock

Tensões Crescentes

Apesar do sucesso conjunto, o relacionamento entre as empresas se deteriorou nos bastidores. Sam Altman quer mais poder computacional e chips de ponta da Microsoft para acelerar o desenvolvimento de modelos de IA ainda mais avançados.

A Microsoft, por outro lado, reclama de atrasos na entrega de códigos e vê com ceticismo a ambição da OpenAI de alcançar a chamada AGI (inteligência artificial geral) em breve.

Além disso, a Microsoft passou a investir em soluções alternativas e contratou Mustafa Suleyman (ex-DeepMind) para liderar um projeto de modelos internos de IA — uma jogada que minou ainda mais a confiança entre as partes.

Tensões específicas entre as empresas

  • A Microsoft pode bloquear a tentativa da OpenAI de se reestruturar como empresa com fins lucrativos.
  • A OpenAI pode restringir o acesso da Microsoft à sua tecnologia mais avançada.
  • A Microsoft frustrou-se com atrasos no desenvolvimento do modelo “Strawberry”, considerado promissor.
  • Sam Altman surpreendeu Nadella ao anunciar um projeto bilionário com SoftBank e Oracle — algo que lembra um plano inicialmente idealizado com a Microsoft.

No auge da parceria, não era incomum que Altman e Nadella trocassem várias mensagens seguidas por dia. Hoje, se comunicam apenas por chamadas semanais agendadas. A suspensão de projetos conjuntos, como o ambicioso data center, evidencia o distanciamento crescente.

Tensão crescente enquanto suas IAs avançaram afastou Satya Nadella de Altman – Imagem: QubixStudio/Shutterstock

O post OpenAI e Microsoft já foram grandes aliadas, mas tudo mudou apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Albânia anuncia ministra gerada por IA para “combater corrupção”

Grok diz que vídeo do assassinato de Charlie Kirk é meme

Confira o Olhar Digital News na íntegra (11/09/2025)