A OpenAI apresentou na quinta-feira (11) o GPT-5.2, nova versão do modelo de inteligência artificial que alimenta o ChatGPT, trazendo uma série de melhorias e mais rapidez no fornecimento de respostas. A atualização chega em meio à disputa pela liderança com o Gemini 3, do Google.
No início de dezembro, o CEO da startup, Sam Altman, teria emitido um “código vermelho” interno, ressaltando a importância de acelerar o desenvolvimento do próximo update da IA diante dos avanços promovidos pelo modelo do Google. Para tanto, decidiu concentrar todos os esforços no projeto, adiando outros trabalhos.
O que há de novo no GPT-5.2?
Construído para “desbloquear ainda mais valor econômico”, de acordo com a empresa, o modelo atualizado traz melhorias na criação de planilhas, montagem de apresentações e codificação. Ele também aprimorou a interpretação de imagens e o entendimento de contextos longos.
- Além disso, é capaz de usar ferramentas e lidar com projetos complexos de múltiplas etapas;
- O novo modelo da OpenAI também alucina menos, segundo a empresa, reduzindo em 38% a quantidade de respostas com erros na comparação com o GPT-5.1;
- Nos testes de benchmarking, ele superou o Gemini 3 Pro em alguns quesitos e igualou em outros, mostrando que os esforços da equipe deram resultados;
- O GPT-5.2 ficou em vantagem, por exemplo, no SWE-bench Verified, com 80%, contra 76,2% do rival, e no ARC-AGI-2, com 52,9% a 31,1%.

Assim como nas demais atualizações, o modelo conta com três variantes. Voltada para o dia a dia, a “Instant” oferece explicações mais claras, trazendo os pontos principais da resposta logo no início do texto, além de apresentar melhorias em busca de informação, redação técnica e tradução.
Já a opção “Thinking” é responsável pelas pesquisas profundas da IA, lidando com as tarefas mais complexas, matemática e lógica. Por sua vez, a versão “Pro” é a mais inteligente e confiável para solicitações que exigem respostas de qualidade superior.
Disponibilidade
Liberado menos de um mês depois da estreia do antecessor, o modelo GPT-5.2 já está disponível para os planos pagos do ChatGPT, chegando primeiro para os assinantes Pro, Plus, Go, Business e Enterprise. Ainda não há previsão de lançamento para a modalidade gratuita.
A OpenAI disse que a liberação ocorre de forma gradual e, por isso, pode demorar um pouco mais até ficar disponível para todos os usuários elegíveis. Os assinantes continuarão tendo acesso ao GPT-5.1 por mais três meses, por meio da aba de modelos legados, com a opção sendo descontinuada posteriormente.
Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.
