A OpenAI anunciou, nesta segunda-feira (6), durante seu evento anual Dev Day 2025, o lançamento do AgentKit, novo conjunto de ferramentas voltado para desenvolvedores que desejam criar e implantar agentes de inteligência artificial (IA). O CEO da empresa, Sam Altman, apresentou o produto como uma forma de reduzir a fricção no processo de construção e distribuição de agentes autônomos.
“O AgentKit é um conjunto completo de blocos de construção disponíveis na plataforma da OpenAI, projetado para ajudar você a levar agentes do protótipo à produção. É tudo o que você precisa para construir, implantar e otimizar fluxos de trabalho de agentes com muito menos atrito”, afirmou Altman.

O lançamento reflete o esforço da OpenAI para ampliar a adoção de suas ferramentas entre desenvolvedores e competir com outras plataformas de IA que buscam oferecer soluções integradas para criação de agentes autônomos empresariais capazes de realizar tarefas complexas.
Quais e como são as novas ferramentas para desenvolvedores liberadas pela OpenAI?
O AgentKit reúne quatro recursos principais:
- O primeiro é o Agent Builder, descrito por Altman como um “Canva para criação de agentes”. Segundo o executivo, trata-se de uma maneira rápida e visual de projetar a lógica e as etapas do agente, construída sobre a API de respostas já usada por centenas de milhares de desenvolvedores;
- O segundo recurso é o ChatKit, que oferece uma interface de bate-papo incorporável, permitindo que desenvolvedores integrem experiências de chat personalizadas em seus aplicativos. “Você pode trazer sua própria marca, seus fluxos de trabalho, o que torna seu produto único”, disse Altman;
- Outra novidade é o Evals for Agents, conjunto de ferramentas voltado para medir o desempenho dos agentes de IA. Ele inclui avaliações passo a passo, conjuntos de dados para testar componentes individuais, otimização automática de prompts e a capacidade de executar avaliações em modelos externos diretamente da plataforma da OpenAI;
- Por fim, o AgentKit oferece acesso ao registro de conectores da empresa, permitindo que desenvolvedores conectem com segurança seus agentes a ferramentas internas e sistemas de terceiros por meio de um painel de controle administrativo.
Durante a apresentação, a engenheira da OpenAI Christina Huang demonstrou a praticidade do novo kit ao criar, em menos de oito minutos, um fluxo completo de IA e dois agentes funcionais. “Isso é tudo o que gostaríamos de ter quando tentamos construir nossos primeiros agentes”, completou Altman.
A executiva também revelou que parceiros de lançamento já estão usando o AgentKit em escala e mencionou que empresas, como a Mattel, estão integrando o gerador de vídeos Sora 2 por meio da API da OpenAI para “tornar ideias de produtos realidade mais rapidamente”.

Leia mais:
- Como melhorar seu texto no ChatGPT: guia prático do básico ao avançado
- Como usar o modo adulto no ChatGPT – entenda o que muda nas conversas com a IA
- OpenAI muda regras e vai liberar personagens no Sora
Outras novidades
Além do AgentKit, a OpenAI também anunciou uma nova funcionalidade que permite a criação de aplicativos dentro do ChatGPT.
A partir desta semana, usuários poderão acessar aplicativos interativos de empresas, como Booking.com, Expedia, Spotify, Figma, Coursera, Zillow e Canva diretamente na interface do chatbot. A companhia também lançou uma versão preliminar do Apps SDK, um kit de desenvolvimento para quem deseja criar esses aplicativos.
“Queremos que o ChatGPT seja uma maneira excelente de as pessoas progredirem, serem mais produtivas, mais inventivas, aprenderem mais rápido, fazerem melhor o que quer que estejam tentando fazer em suas vidas”, disse Altman. “[Os aplicativos dentro do ChatGPT] permitirão uma nova geração de apps interativos, adaptativos e personalizados, com os quais você pode conversar.”
Os aplicativos funcionarão diretamente nas respostas do ChatGPT, sem necessidade de abrir uma loja separada. Assim, desenvolvedores ganham melhor distribuição de seus produtos e os usuários têm experiências mais ricas. Em demonstrações, foi possível ver o ChatGPT criando diagramas com o Figma, pesquisando cursos no Coursera e exibindo mapas interativos de apartamentos por meio do aplicativo da Zillow.
A OpenAI informou que o sistema é baseado no Model Context Protocol (MCP), que conecta fontes de dados a sistemas de IA, e que os apps podem realizar ações e exibir interfaces interativas dentro do chatbot. Alguns aplicativos, inclusive, poderão reproduzir vídeos diretamente no ChatGPT.
Segundo a empresa, desenvolvedores deverão coletar apenas os dados necessários e ser transparentes sobre as permissões de uso. Ainda não está claro, contudo, quanto do histórico de conversações poderá ser acessado por apps de terceiros. A OpenAI também afirmou que planeja priorizar a experiência do usuário em casos de concorrência entre serviços similares, como DoorDash e Instacart.

Com mais de 800 milhões de usuários semanais, o ChatGPT amplia, assim, seu ecossistema de integrações e recursos interativos, consolidando o foco da OpenAI em criar uma plataforma de IA cada vez mais aberta e multifuncional.
O post OpenAI lança novas ferramentas voltados para desenvolvedores apareceu primeiro em Olhar Digital.