OpenAI propõe criação de órgão regulador internacional da IA

A OpenAI publicou nessa segunda-feira, 22 de maio, um comunicado onde propôs a criação de um órgão internacional para regulamentação da inteligência artificial (IA).

Na postagem, o fundador da OpenAI, Sam Altman; o presidente, Greg Brockman; e o cientista-chefe, Ilya Sutskever, dizem que nos próximos dez anos, as IAs terão a mesma capacidade produtiva que as maiores corporações atuais, para isso é necessário “administrar o risco” dessas tecnologias.

Leia mais:

Quem inventou a primeira inteligência artificial (IA)?Como uma inteligência artificial (IA) ‘aprende’?Inteligência artificial: conheça os pontos negativos e perigos da IA

Com as crescentes preocupações sobre a IA, os executivos deram três sugestões para regulamentá-la: 

Um projeto para coordenar o desenvolvimento da tecnologia;Criação de uma autoridade internacional para inspecionar os sistemas;Elaborar a capacidade técnica para tornar as IAs seguras – que ainda deve ser amplamente discutida.

Para criar um regulador internacional, a publicação cita a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) como um exemplo a ser seguido. A AIEA é um órgão oficial da ONU que conta com colaboração internacional para assuntos de energia nuclear.

Para a OpenAI, esse órgão seria responsável por:

Inspecionar sistemas, exigir auditorias, testar a conformidade com os padrões de segurança, impor restrições aos graus de implantação e níveis de segurança, etc.

OpenAI em comunicado

A empresa explica que esse órgão não seria responsável por definir, por exemplo, o que a IA poderia ou não falar, mas sim por conduzir trabalhos de “redução do risco existencial” dos sistemas.

Acreditamos que as pessoas ao redor do mundo devem decidir democraticamente sobre os limites e padrões dos sistemas de IA. Ainda não sabemos como projetar tal mecanismo, mas planejamos experimentar seu desenvolvimento. Continuamos a pensar que, dentro desses limites amplos, os usuários individuais devem ter muito controle sobre como a IA que usam se comporta.

OpenAI em comunicado

OpenAI viaja pelo mundo para discutir IA

A OpenAI está em uma espécie de turnê pelo mundo para discutir sobre os sistemas de IA. Até o momento a empresa passou por Toronto (Canadá), Washington (EUA) e no Rio de Janeiro na última semana.

No evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Altman também falou sobre a necessidade de uma regulamentação internacional da tecnologia. Também defendeu o estabelecimento de padrões de segurança pelas empresas e realização de auditorias externas, responsáveis por verificar a aplicação segura de ferramentas como o ChatGPT e Bard.

Com informações de TechCrunch e OpenAI.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 

O post OpenAI propõe criação de órgão regulador internacional da IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Related posts

Oppo Reno 15 ganha teaser com spoilers das configurações

Criminosos responáveis pelo ransomware LockBit 5.0 revelam bastidores da operação em entrevista

Câmera de segurança inteligente da Intelbras com Wi-Fi em oferta para a Black Friday